Topo

Camisa preta e nome no peito. As homenagens do Atlético a Bebeto de Freitas

Atlético-MG vai enfrentar o Figueirense de preto e com o nome de Bebeto estampado nas camisas - Divulgação Atlético-MG
Atlético-MG vai enfrentar o Figueirense de preto e com o nome de Bebeto estampado nas camisas Imagem: Divulgação Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

14/03/2018 20h19

Um dia após a morte de Bebeto de Freitas, que sofreu uma parada cardíaca na Cidade do Galo, o Atlético-MG entra em campo para enfrentar o Figueirense. No duelo desta noite, no Independência, às 21h45, pela terceira fase do torneio, o clube mineiro vai jogar com uma camisa preta, simbolizando o luto pela morte de seu diretor de controle e administração. A camisa de jogo ainda vai exibir o nome de Bebeto no peito, logo abaixo do patrocinador.

As homenagens atleticanas não devem ficar restritas aos uniformes dos jogadores. O clube também prepara um vídeo que será exibido no telão do Independência, antes de a bola rolar. Além, é claro, do minuto de silêncio que será respeitado antes do apito inicial do árbitro.

Embora torcedor do Botafogo, inclusive tendo o ocupado a presidência do clube carioca, a ligação de Bebeto de Freitas com o Atlético é muito grande. O dirigente estava na terceira passagem pelo clube. A primeira foi entre 1999 e 2001 e a segunda em 2009. Mesmo fora do Galo, Bebeto de Freitas sempre se referia com muito carinho ao clube mineiro e aos torcedores, o que aumentou a empatia dos atleticanos com o diretor, que sempre fez bons trabalhos na direção do Atlético.

O duelo com o Figueirense vale vaga na quarta fase da Copa do Brasil. Como o Galo venceu o primeiro jogo, por 1 a 0, em Florianópolis, precisa apenas empatar para avançar de etapa. Já o Figueira precisa ganhar por dois ou mais gols de diferença para se classificar. Como a edição 2018 da Copa do Brasil não tem mais o gol qualificado, em caso de triunfo da equipe catarinense por um gol de diferença, a decisão da vaga será na disputa de pênaltis.