Topo

Com Aguirre de olho, São Paulo estuda substitutos de Rodrigo Caio e Cueva

Rodrigo Caio, que vai defender a seleção a partir da próxima semana, e Nenê - Rubens Chiri/São Paulo
Rodrigo Caio, que vai defender a seleção a partir da próxima semana, e Nenê Imagem: Rubens Chiri/São Paulo

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

14/03/2018 04h00

O São Paulo enfrenta o CRB nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas, pela Copa do Brasil. Além da classificação para a fase seguinte, a partida ganha importância para o Tricolor por outros motivos. Recém-contratado, Diego Aguirre teve de resolver questões burocráticas para obter a liberação do visto de trabalho e vai acompanhar o jogo das tribunas. E os atletas, que serão comandados pelo técnico interino André Jardine, terão a última chance de mostrar serviço antes do início de trabalho do novo chefe.

Uma questão a ser resolvida por Aguirre é a substituição dos jogadores selecionáveis, que terão de se apresentar no exterior na próxima semana e vão desfalcar o Tricolor na fase decisiva do Campeonato Paulista. Cueva foi chamado por Ricardo Gareca para servir o Peru, nos amistoso contra a Croácia (dia 23) e a Islândia (27), enquanto Rodrigo Caio representa o Brasil nos jogos com Rússia (23) e Alemanha (27).

Para a zaga o problema deve ser menor. Anderson Martins e Bruno Alves surgem como os favoritos para formar dupla com Arboleda. Os dois disputaram partidas como titulares nesta temporada e deram conta do recado. Já encontrar alguém para o lugar de Cueva parece ser mais difícil. O peruano é uma das principais referências do time, sendo que não há alguém com características parecidas no elenco. 

Uma possibilidade seria Aguirre repetir a estratégia adotada por André Jardine no jogo contra o Red Bull, no último domingo (11), quando Cueva foi poupado e Diego Souza atuou mais recuado, na armação das jogadas ao lado de Nenê. Por isso, no jogo desta quarta, pode ser que os dois veteranos entrem em campo no decorrer da partida para trabalharem mais uma vez o entrosamento de tal formação.  

Como ganhou o primeiro duelo do mata-mata por 2 a 0 no Morumbi, o São Paulo está mais perto da classificação - mesmo se sofrer uma derrota simples estará na próxima fase. Depois da partida, o São Paulo retorna à capital paulista na quinta-feira e o primeiro treino comandado por Aguirre está previsto para o dia seguinte. Na ocasião também será apresentado o lateral Régis, que defendeu o São Bento, de Sorocaba, no Campeonato Paulista. Ou seja, o uruguaio terá apenas dois dias para preparar o time antes de disputar as quartas de final do estadual contra o São Caetano. 

Ficha técnica

Copa do Brasil, terceira fase, jogo de volta

Data: 14/3/2018
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas
Horário: 19h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Michael Correia (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) 

CRB: João Carlos; Ayrton, Flávio Boaventura, Anderson Conceição e Manoel; Feijão, Serginho, Edson Ratinho e Rafael Bastos; Willians Santana e Neto Baiano. Técnico: Mazola Júnior.

SÃO PAULO: Jean; Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, Petros e Cueva; Marcos Guilherme, Valdívia e Tréllez. Técnico (interino): André Jardine