Topo

Dourado volta a marcar, Fla bate Ponte e tem vantagem na Copa do Brasil

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/05/2018 21h21

O Flamengo garantiu importante triunfo para a sequência da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (2), em Campinas. Com gol de Henrique Dourado, o Rubro-negro venceu a Ponte Preta por 1 a 0 e largou bem na competição nacional. Por disputar a Copa Libertadores, os cariocas estrearam apenas nas oitavas de final - o clube é o atual vice-campeão da Copa do Brasil.

O resultado deu ao Flamengo a vantagem do empate na partida de volta para avançar às quartas de final. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 10 de maio, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã.

O melhor: Everton Ribeiro vai bem na ausência de Diego

Everton Ribeiro - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Sem Diego, lesionado, coube ao meia Everton Ribeiro criar a maioria das jogadas do Flamengo. Sem disputar espaço com o companheiro, ele teve uma boa atuação - apesar de não ter brilhado - e foi determinante no gol marcado pelo atacante Henrique Dourado. O camisa 7 experimentou um destaque que já não vivia há tempos pelo Rubro-negro.

O pior: Geuvânio destoa e erra quase tudo no ataque do Flamengo

O atacante Geuvânio destoou. Pelo lado direito, o camisa 23 errou praticamente tudo o que tentou. Não entrou no jogo e chegou a perder lances até por falta de atenção. Uma performance para esquecer. Foi substituído pelo volante Jean Lucas na segunda etapa.

Flamengo tem gol anulado logo no início

Aos 6min, a torcida do Flamengo chegou a soltar o grito de gol. A arbitragem, no entanto, anulou o tento de Léo Duarte e marcou falta do defensor na jogada.

Henrique Dourado coloca o Flamengo em vantagem

Em um jogo até certo ponto frio em Campinas, o Flamengo fez valer a maior qualidade técnica para sair na frente do placar mesmo tomando sustos em alguns lances por falhas no lado esquerdo. Foi aos 32min que Henrique Dourado balançou as redes. Everton Ribeiro encontrou muito bem Lucas Paquetá dentro da área. O jovem cruzou na medida para o Ceifador empurrar para a rede e ser abraçado pelos companheiros.

Ponte ameaça apenas no fim, mas Flamengo sustenta vantagem

O jogo frio na primeira etapa se manteve nos 45 minutos finais. Sem poder ofensivo, a Ponte Preta praticamente não ameaçou. O lance mais perigoso aconteceu aos 33min, quando Léo Duarte falhou e Felippe Cardoso carimbou o travessão. No rebote, Diego Alves espalmou para escanteio. Por outro lado, o Flamengo até tentou ampliar em raros contra-ataques - um deles desperdiçado por Vinicius Júnior -, mas em vários momentos aparentou estar satisfeito com o resultado. Desta forma, o placar não foi modificado e deixou o Rubro-negro em boa situação para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

PONTE PRETA 0 X 1 FLAMENGO

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Leirson Martins (RS) e Lucio Beiersdorf (RS)
Cartão amarelo: André Castro (Ponte Preta)
Gol: Henrique Dourado, aos 32min do primeiro tempo

Ponte Preta
Ivan; Igor Vinícius, Renan Fonseca, Reynaldo e Marciel; André Castro, Lucas Mineiro, Felipe Saraiva (Aaron), Tiago Real (Paulinho) e Orinho (Júnior Santos); Felippe Cardoso
Técnico: Doriva

Flamengo
Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro (Pará), Geuvânio (Jean Lucas) e Vinicius Júnior (Marlos Moreno); Henrique Dourado
Técnico: Maurício Barbieri