Grêmio aumenta repertório de gols com rodízio em faltas e escanteio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio já tem 45 gols no ano (o número chega a 51 se considerados os jogos do time de transição no Gauchão) e mais recentemente acumula goleadas. Um recurso para aumentar o poder de fogo chama atenção: rendimento em cobranças de falta e escanteios. A medida foi treinada para também influenciar a atuação dos reservas, nesta quarta-feira (9), contra o Goiás no segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil.

Na prática, o Grêmio tem cinco cobradores de falta atualmente. Luan, Ramiro, Arthur, Maicon e Jael. Entre os suplentes, Michel, Alisson, Thonny Anderson e Jailson também estão treinando.

"É bom porque o adversário não sabe quem vai bater. E pode complicar para o goleiro", comentou Renato Gaúcho depois da goleada contra o Santos.

O treinador, aliás, acompanha de perto a prática dos jogadores nos treinos. As cobranças de falta são trabalhadas após as atividades táticas da semana. Em poucos momentos ocorrem diante das câmeras e quando é assim, a comissão técnica solicita que não sejam feitas imagens. Como aconteceu na véspera da partida diante do Goiás. Mesmo com os suplentes, Renato solicitou privacidade. Na execução, Jailson e Alisson tiveram ótimo desempenho.

Até aqui, Ramiro, Jael e Maicon marcaram gols de falta no time titular. Mas a cobrança não é a única novidade no repertório. Em 2018, o Grêmio tem investido pesado em escanteios. Já marcou com Jael e Cícero, contra o Cerro Porteño pela Libertadores. No Brasileirão, Michel subiu para cabecear e a bola acabou desviando e foi anotado gol contra.

"Talvez por ter qualidade para jogar, a gente às vezes não vai com aquela gana na hora do escanteio. estamos começando a fazer gol de escanteio, bola parada, é uma possibilidade", disse Maicon.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X GOIÁS

Data e hora: 09/05/2018 (quarta-feira), às 19h30 (Brasília)
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Sportv 2
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)

GRÊMIO: Paulo Victor; Madson, Bressan, Michel e Marcelo Oliveira; Jailson, Kaio, Alisson, Thonny Anderson e Maicosuel; Cícero
Técnico: Renato Portaluppi

GOIÁS: Marcos (Marcelo Rangel); André Krobel, Edcarlos, David Duarte e Jefferson; Gilberto Júnior, Samuel, Tiago Luís e Maranhão; Carlos Eduardo e Jacó
Técnico: Augusto César (treinador interino)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos