Topo

Flamengo iguala marca de 2012 e completa 540 minutos sem sofrer gols

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/05/2018 04h00

O Flamengo levou um susto nos minutos finais, mas conquistou a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil ao empatar com a Ponte Preta por 0 a 0, na última quinta-feira (10), no Maracanã. A bola que bateu na trave e voltou nas mãos do goleiro Diego Alves garantiu a classificação e também uma marca importante. O Rubro-negro igualou o desempenho do começo de 2012 e completou 540 minutos sem sofrer gols.

Já são seis jogos sem que a defesa tenha sido vazada. A sequência começou contra o América-MG e seguiu diante de Santa Fe-COL, Ceará, Ponte Preta, Internacional e, novamente, Ponte Preta. Além de não sofrer gols, o Flamengo está invicto sob o comando técnico interino Maurício Barbieri - oito partidas oficiais, com quatro vitórias e quatro empates.

Na atual temporada, o Rubro-negro chegou a ficar cinco jogos sem ser vazado na direção de Paulo César Carpegiani, ainda no Campeonato Carioca - Volta Redonda, Cabofriense, Bangu, Vasco e Nova Iguaçu. A sequência mais longa do que essa, no entanto, havia sido obtida pela última vez entre janeiro e fevereiro de 2012.

Naquela ocasião, o Flamengo não foi vazado por Macaé, Real Potosi-BOL, Olaria, Botafogo, Madureira e Nova Iguaçu. Mesmo que a defesa tenha se mostrado mais sólida nos últimos confrontos, o desempenho da equipe ainda não passa absoluta confiança.

O Flamengo de Maurício Barbieri busca uma identidade, mas pontos positivos já surgiram e estão ligados justamente ao sistema defensivo e ao equilíbrio proporcionado pelas boas atuações do meia Lucas Paquetá. Jogos mais difíceis estão por vir, e o Rubro-negro terá de provar a sua força. Não sofrer gols será apenas uma das tarefas do elenco.

“Precisamos estar ligados o tempo inteiro. A posse de bola também é importante. Todos os times respeitam muito o Flamengo, mas alguns jogam só por uma bola. Também não podemos abrir mão do ataque”, comentou o atacante Guerrero.