Topo

VAR é testado antes de estrear no Mineirão para Cruzeiro x Santos

Testes com o VAR foram realizados nesta manhã de terça-feira no Mineirão - Reprodução/Mineirão
Testes com o VAR foram realizados nesta manhã de terça-feira no Mineirão Imagem: Reprodução/Mineirão

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

14/08/2018 12h33

Depois de estrear na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, chegou a vez do VAR ser utilizado pela primeira vez no jogo da volta entre Cruzeiro e Santos, agora no Mineirão. Nesta terça-feira, o equipamento já começou a ser testado no palco da partida.

Desde as quartas de final da competição, o sistema já está sendo utilizado pela CBF. A entidade informou que entre 14 e 16 câmeras serão usadas nas partidas da Copa do Brasil daqui para frente. Nesta noite de quarta-feira, o árbitro Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR) será o dono do apito, enquanto Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) ficará responsável por auxiliá-lo fora dos campos.

No jogo da Vila, o primeiro a ser utilizado com a nova tecnologia, o VAR foi pouco acionado. No segundo tempo de jogo, os santistas pediram pênalti de Lucas Romero em Gabigol. O juiz escutou os árbitros de vídeo, mas mandou o jogo seguir normalmente e nem precisou ir à cabine para conferir o lance.

Na partida de ida, o Cruzeiro venceu o Santos por 1 a 0 e abriu vantagem nas quartas de final, podendo até empatar no Mineirão para ficar com a vaga. O vencedor do duelo será o adversário de Palmeiras ou Bahia na semifinal.

Veja como foi o treinamento dos árbitros brasileiros para a adoção do VAR

UOL Esporte