Topo

Contra o Santos ou Cuca, Cruzeiro vira sinônimo de carrasco nos mata-matas

Seja contra Cuca ou o Santos, Cruzeiro tem se dado bem nos duelos de mata-mata - Ale Cabral/AGIF
Seja contra Cuca ou o Santos, Cruzeiro tem se dado bem nos duelos de mata-mata Imagem: Ale Cabral/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

15/08/2018 04h00

Nesta noite de quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), o Cruzeiro recebe o Santos no Mineirão e tentará chegar à sua terceira semifinal seguida de Copa do Brasil. No duelo da ida, a Raposa venceu por 1 a 0 e agora só depende de um empate em casa para seguir adiante. Além do momento de alta, a equipe de Mano Menezes ainda conta com o retrospecto a seu favor e tem sido um verdadeiro carrasco tanto de Cuca quanto do Santos nos últimos anos. O clube paulista nunca bateu os mineiros no torneio de mata-mata, enquanto o treinador pode sofrer sua segunda eliminação seguida para a equipe celeste.

Este pode ser o segundo ano seguido que Cuca interrompe sua trajetória na Copa do Brasil por causa de uma eliminação para o Cruzeiro. No ano passado, o Palmeiras do treinador até chegou a ser apontado como favorito, mas caiu após dois empates (3 a 3 em São Paulo e 1 a 1 em BH) na Copa do Brasil. Desta vez, o Santos terá que fazer mais que isso e precisará de pelo menos uma vitória no Mineirão para levar a disputa para os pênaltis. Além da má lembrança de 2017, o retrospecto de Cuca também não é positivo quando somados todos os jogos. Em 29 partidas, o treinador só venceu por oito vezes, empatou seis e perdeu 15 para o Cruzeiro.

"Já tive a oportunidade de trabalhar com o Cuca em 2010, fomos vice-campeões brasileiro. É um treinador de muita experiência, com muita tática e que arma bem as equipes. Temos que ter atenção redobrada, ele observa muito, estuda bastante o adversário. Será preciso ter essa atenção para conseguir nossa classificação", comentou o zagueiro Léo.

Além de Léo, outros três jogadores do atual elenco também estavam naquele time de 2010: os goleiros Fábio e Rafael, e o volante Henrique. Apesar do vice-campeonato brasileiro daquele ano, Cuca não tem sua passagem no clube tão exaltada, e ficou mais marcado por ter estado à frente do rival Atlético-MG na histórica derrota por 6 a 1 que evitou o rebaixamento celeste no Brasileirão da temporada seguinte.

Mas não é só o treinador que tem vida difícil quando enfrenta o Cruzeiro. Em jogos pela Copa do Brasil, o Santos também não vai bem contra a equipe estrelada e já foi eliminado em duas ocasiões. A primeira delas em 2000, quando a Raposa passou pelo Peixe com uma vitória por 2 a 0 no Mineirão e um empate por 2 a 2 na Vila. Mais recentemente, em 2014, o time mineiro venceu em casa por 1 a 0 e empatou o segundo jogo por 3 a 3. Ambos os duelos foram válidos pelas semifinais.

CRUZEIRO x SANTOS

Motivo: quartas de final da Copa do Brasil
Data/Hora: 15/08/2018, às 19h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)
Assistentes: Bruno Boschila (Fifa/PR) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa/BA).

CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Thiago Neves, Arrascaeta e Robinho, Barcos. Técnico: Mano Menezes.

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Lucas Veríssimo e Dodô; Alison, Jean Mota, Diego Pituca (Léo Cittadini); Rodrygo, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Cuca.