Topo

Cuca diz que lance polêmico no final desestabilizou o Santos nos pênaltis

Do UOL, em Santos (SP)

15/08/2018 23h00

O técnico Cuca, do Santos, não poupou o árbitro Rodolpho Toski Marques pelo polêmico lance no fim da partida vencida por 2 a 1 diante do Cruzeiro, nesta quarta-feira (15), no Mineirão, pelo decisivo duelo das quartas de final da Copa do Brasil. Apesar do triunfo no tempo normal, os santistas saíram de Belo Horizonte eliminados após derrota por 3 a 0 nas penalidades.

O treinador citou que a equipe sofreu um “prejuízo emocional” e que não conseguiu recuperar a concentração de seus jogadores para a decisão do confronto. O santos errou todas as cobranças, batidas por Bruno Henrique, Rodrygo e Jean Mota.

“Não quero de forma alguma culpar a arbitragem, acho que o Rodolfo [Toski Marques] fez uma grande arbitragem, mas quando chegou aos 49 minutos, ele deu um [minuto] a mais, era falta para o Cruzeiro. Depois, um lance claro, não havia fechado os 50. A Fifa pede tanto para favorecer o ataque, para deixar o jogo aberto, põe o VAR para corrigir as deficiências que tem em uma arbitragem para sair mais gols”, disse.

“Acabar o jogo da maneira como acabou não foi o prejuízo só do lance, que poderia até o Bruno (era o atacante Gabriel Barbosa) não fazer o gol. O prejuízo foi emocional e eu sabia que eu ia perder. Enquanto o Cruzeiro saiu para se preparar o meu time inteiro foi para cima da arbitragem. Precisei entrar em campo para tirá-los de lá. Eles já não estavam com a cabeça preparada para os pênaltis. Isso nos desestruturou emocionalmente”, completou o treinador.

Rodolpho Toski Marques fazia uma arbitragem quase perfeita até os últimos segundos da partida ocorrida no Mineirão. No último lance do jogo, o lateral direito Victor Ferraz lançou Gabriel Barbosa, que dominou a bola para sair cara a cara com Fábio, mas a arbitragem assinalou o fim do confronto justamente no lance.

O fato gerou muita reclamação dos santistas. O goleiro reserva, Vladimir, foi expulso por conta da reação.

Cuca lembrou ainda de um episódio similar quando dirigia o Botafogo. “Desestabiliza, não adianta. Ah, o Cuca está culpando? Não tem jeito. Emocionalmente, enquanto um se prepara, o outro tem que ir lá para pedir calma [a equipe]. Parabéns para o Cruzeiro que passou adiante, mas estou muito orgulhoso do que fizeram os meninos”, afirmou.

O Santos virou o confronto, após sair perdendo por 1 a 0. Essa foi a primeira vitória do treinador em sua segunda passagem pela Vila Belmiro. Antes, havia empatado duas partidas e perdido outras duas.

“Queria muito passar adiante, mas não deu. Tudo o que Deus faz é bom, certamente é para cuidarmos das duas competições (Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América), as duas frentes que temos. Acho que o torcedor do Santos, como eu, deve estar orgulhoso do que fizeram”, concluiu.

O Santos volta a jogar já neste sábado, pela 19ª rodada do Brasileiro, diante do Sport, às 16h (de Brasília), na Vila Belmro. Na 17ª colocação, a equipe tenta deixar a zona do rebaixamento da competição.