Topo

Grêmio testa poder de fogo e fase do ataque para seguir na Copa do Brasil

Time gaúcho já marcou 75 gols em 48 jogos na atual temporada - Duda Bairros/AGIF
Time gaúcho já marcou 75 gols em 48 jogos na atual temporada Imagem: Duda Bairros/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/08/2018 04h00

O Grêmio visita o Flamengo, nesta quarta-feira (15), e decide seu futuro na Copa do Brasil com uma missão extra. A partida no Maracanã é também teste fogo para o setor ofensivo, que já tem 75 gols na temporada, mas tem sido alvo de cobranças recentes. A volta de Everton dá fôlego a um time que joga ao ataque e precisa vencer para chegar à semifinal.

As críticas são relacionadas ao desempenho de Luan e André.

Luan é a principal referêncido Grêmio desde 2015, neste ano já marcou nove gols e ainda assim tem escutado críticas. O desempenho do meia-atacante registra oscilação desde antes da Copa do Mundo, porém não colocou em xeque lugar no time e muito menos liberdade criativa.

O camisa 7 marcou o mais recente gol justamente diante do Flamengo, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Contra o Estudiantes, pela Libertadores, tentou e mostrou intensidade apesar de passar em branco. O gol de Kannemann, que mantém o Grêmio mais do que vivo nas oitavas de final do torneio, nasceu após escanteio cobrado por Luan.

A cobrança em cima de Luan cresceu após o ótimo 2017. Artilheiro do Grêmio no ano passado, ele ainda foi eleito o melhor jogador do continente e se isolou como protagonista na campanha do tricampeonato da Libertadores.

O cenário que Luan encara é infinitamente menor comparado ao de André. Contratado neste ano, o centroavante marcou três gols em 17 partidas e convive com a sombra de Jael - autor de seis bolas na rede ao longo da temporada.

Internamente, o Grêmio vê André em evolução. Com performance melhor após a Copa do Mundo, mesmo em jogos onde não tenha marcado gols. Ainda assim, o duelo com Jael povoa o imaginário de boa parte dos torcedores. As características opostas esquentam a disputa. Com o camisa 90 o time tem dinâmica, mas com a outra opção ganha profundidade e vigor.

Do outro lado da balança está Everton. O meia-atacante é artilheiro do Grêmio no ano, com 12 gols marcados, e ainda vive fase iluminada. Na lista de observação de Tite, treinador da seleção brasileira, está em vias de assinar renovação com aumento salarial.

"A presença dele (Tite, no Maracanã) dá motivação a mais. Não só a motivação do jogo, que já é grande. Eu penso primeiro no Grêmio, a seleção é fruto do que se faz dentro do clube", comentou Everton.

Além de André, o Grêmio fez outro investimento ao longo do ano que confere ainda mais relevância ao ataque. Marinho foi contratado ao Changchun Yatai-CHI para injetar drible e velocidade em jogos contra retrancas. 

A lista de artilheiros do Grêmio na temporada tem 24 jogadores. Um dado que pulveriza a tarefa entre o grupo e retira peso dos atacantes. Ainda assim, em uma decisão o setor tem teste de fogo para confirmar o cartaz e principalmente: atender ao modelo ofensivo.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X GRÊMIO

Data e hora: 15/08/2018, às 21h45 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: Globo
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)

FLAMENGO: Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vitinho; Henrique Dourado
Técnico: Maurício Barbieri

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Cícero (Jailson), Ramiro, Luan e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho