Topo

Plano B pode virar prioridade: Corinthians busca vaga na semi após 9 anos

Corinthians terá retornos de Jadson e Romero na decisão com a Chapena Arena Condá - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Corinthians terá retornos de Jadson e Romero na decisão com a Chapena Arena Condá Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

15/08/2018 04h00

O Corinthians tem a chance de voltar a uma semifinal de Copa do Brasil depois de nove anos. Com vantagem por ter vencido a Chapecoense por 1 a 0 em Itaquera no jogo de ida, o time alvinegro, tricampeão do torneio, avança com um empate na noite desta quarta-feira em Chapecó. Se alcançar, o time alvinegro repetirá os passos da edição de 2009, quando superou o Fluminense nas quartas de final.

Na disputa de três competições, o Corinthians pode ver ainda a Copa do Brasil virar prioridade na temporada. A equipe do técnico Osmar Loss ocupa a sétima posição do Campeonato Brasileiro, a 12 pontos do líder São Paulo. Na Libertadores, o time terá de conquistar uma virada diante do Colo-Colo, depois de ser derrotado por 1 a 0 em Santiago no jogo de ida das oitavas.

Os próprios jogadores do Corinthians já tratam a Copa do Brasil como prioridade em relação ao Brasileirão. O lateral direito Fagner, por exemplo, ressaltou a importância da competição no atual estágio da temporada.

"Um grande jogo nesta quarta nos coloca numa semifinal de Copa do Brasil. Sabemos da importância do jogo. Estamos a um jogo do final do primeiro turno [do Brasileirão], tem o segundo turno para a gente buscar e tentar a melhor colocação", afirmou o jogador.

A premiação prevista também faz o Corinthians tratar a Copa do Brasil de forma diferente. Desde o ano passado, as cifras concedidas aos vencedores dos duelos de mata-mata foram valorizadas. Se conquistar a vaga na semifinal, o clube alvinegro garantirá R$ 6,5 milhões.

Quase sempre plano B nos últimos anos

Nas últimas nove temporadas, o Corinthians só ficou fora da Libertadores em dois anos: 2014 e 2017. A presença constante na competição continental contribuiu para o clube tratar a Copa do Brasil como plano B.

Depois de conquistar o terceiro título da Copa do Brasil em 2009, o Corinthians passou um período longe da competição. De 2010 a 2012, a equipe disputou a Libertadores no formato de mata-mata. Até aquela temporada, o torneio nacional era decidido no meio do ano.

Em 2013, porém, a final da Copa do Brasil passou a acontecer no fim da temporada. Os times da Libertadores, dessa forma, passaram a disputar a Copa do Brasil a partir das oitavas de final. Naquele ano, o Corinthians, eliminado da Libertadores pelo Boca Juniors, foi derrotado pelo Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil.

No ano seguinte, foi a vez do Atlético-MG levar a melhor sobre o Corinthians nas quartas. O time alvinegro também foi eliminado nesta fase em 2016 diante do Cruzeiro. Em duas oportunidades, a eliminação ocorreu ainda nas oitavas de final: em 2015, para o Santos, quando as atenções estavam voltadas para o Campeonato Brasileiro, e em 2017, para o Inter.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE x CORINTHIANS

Data: 15 de agosto de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Competição: Copa do Brasil (volta das quartas de final)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Guilherme Dias Camilo (MG)

CHAPECOENSE: Jandrei; Eduardo, Douglas, Nery Bareiro e Bruno Pacheco; Amaral, Elicarlos e Yann Rolim; Bruno Silva, Osman e Wellington Paulista. Técnico: Guto Ferreira

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Douglas; Romero, Pedrinho, Jadson e Clayson. Técnico: Osmar Loss