Topo

Logística atrapalha, mas Cruzeiro sonha em ter Arrascaeta na volta da final

Arrascaeta tem chance pequena de jogar decisão contra o Corinthians - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Arrascaeta tem chance pequena de jogar decisão contra o Corinthians Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

09/10/2018 04h00

O Cruzeiro não contará com um de seus principais jogadores no jogo de ida da final da Copa do Brasil, contra o Corinthians, nesta quarta-feira (10). Arrascaeta já está com a seleção do Uruguai para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, na Ásia. O compromisso com o grupo de Oscar Tabárez o tira, teoricamente, também da partida de volta, mas o clube mineiro ainda te esperanças de ter seu meia a tempo da decisão, no dia 17, em São Paulo.

Arrascaeta jogará pelo Uruguai nos dias 12 e 16. O jogador já deixou o Brasil no último domingo e integrou a delegação do seu país. Para o Cruzeiro tê-lo a tempo do jogo de volta contra o Corinthians, a logística se tornou o principal entrave. Como estará na Ásia no dia anterior ao jogo, o meia gastaria mais de 24 horas para retornar ao Brasil. Recentemente, a diretoria viveu um dilema parecido, mas com desfecho positivo. Após servir a seleção de Tite, Dedé voltou em um voo particular dos Estados Unidos e aterrissou em São Paulo durante a tarde, cerca de sete horas antes da decisão contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. A distância foi percorrida pelo zagueiro em cerca de 13 horas.

A segunda partida do Uruguai será às 7h35 (no horário de Brasília). Apesar de contar com o fuso horário a favor, o Cruzeiro ainda dependeria de uma avaliação médica aprovar a condição física de Arrascaeta. Além disso, a diretoria teria que assinar um termo da CBF para poder colocar o meia para jogar novamente em menos de 24 horas após seu último compromisso.

O esforço do Cruzeiro para ter Arrascaeta à disposição tem fundamento. O jogador é um dos melhores da equipe na temporada, algumas vezes até deixando Thiago Neves em segundo plano no setor ofensivo. Em números, o camisa 10 é o vice-artilheiro do time no ano, com onze gols, além de ser o líder de assistências, com oito.

Se não conseguir ter o uruguaio à disposição, Mano Menezes poderá contar com Rafinha, frequentemente utilizado quando o setor ofensivo está desfalcado. Para esta quarta-feira, o jogador é um dos postulantes à vaga de Arrascaeta. O garoto David e o veterano Rafael Sóbis correm por fora.