Topo

Única final nacional entre Corinthians e Cruzeiro teve mata-mata de 3 jogos

Dassler Marques e Enrico Bruno

Do UOL, em São Paulo e em Belo Horizonte

09/10/2018 04h00

Nesta quarta-feira (10), Cruzeiro e Corinthians começam a escrever o primeiro capítulo da final da Copa do Brasil. A única vez que se enfrentaram em partidas de ida e volta valendo uma taça aconteceu há 20 anos, quanto o clube paulista faturou o Campeonato Brasileiro de 1998 em final de três jogos.

Comandados por Levir Culpi e Vanderlei Luxemburgo, Cruzeiro e Corinthians tinham times com peças bastante conhecidas até hoje. No lado mineiro, entre outros nomes de peso, Dida fechava o gol, Marcelo Djian, hoje diretor de futebol, era um dos zagueiros, Ricardinho articulava o meio-campo e Fábio Júnior comandava o ataque. No Corinthians, o paraguaio Gamarra, Vampeta, Marcelinho Carioca e o capetinha Edílson eram quatro dos principais destaques. Naquela época, o Alvinegro buscava o bicampeonato, enquanto o Cruzeiro sonhava com o primeiro título, já que a Taça Brasil de 1966 ainda não havia sido reconhecida.

Diferente dos moldes atuais, o Brasileirão permitia uma terceira partida de desempate. E foi isso que acabou acontecendo. Na ida, em Belo Horizonte, Müller e Valdo encaminharam a vitória mineira, mas o predestinado Dinei saiu do banco para descontar e oferecer uma assistência para Marcelinho Carioca deixar tudo igual. Na volta, o mesmo Marcelinho marcou o primeiro gol no Morumbi, mas Marcelo Ramos deixaria novamente a disputa em aberto. No terceiro e último confronto, novamente em São Paulo, o Corinthians foi fatal e venceu com gols de Edílson e Marcelinho Carioca, levantando assim seu segundo troféu do Brasileirão.

Em torneios com formato de mata-mata, a igualdade prevalece entre os clubes. A Raposa levou a melhor na Copa do Brasil em 1996, 1998 e 2016, todas pelas quartas de final. Já o Corinthians, além do título brasileiro de 98, eliminou o rival nas oitavas da Copa do Brasil em 1991 e 2002.

Agora na final do torneio, o Cruzeiro persegue seu sexto título, o que o colocaria como recordista da competição. O Corinthians vai atrás da sua quarta taça. Há ainda a possibilidade de classificação para a Libertadores. Pelo Brasileirão, estão afastados dos líderes, e correr atrás do G-6 após um eventual vice-campeonato pode ficar difícil na reta final.

Corinthians 2x0 Cruzeiro, final do Brasileirão de 1998

23 de dezembro, Morumbi. Gols de Edílson e Marcelinho Carioca

Corinthians: Nei; Índio, Batata (Cris), Gamarra e Sylvinho; Vampeta, Rincón Ricardinho (Amaral) e Marcelinho Carioca; Mirandinha (Dinei) e Edílson. Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Cruzeiro: Dida; Gustavo (Alex Alves), Marcelo Djian, João Carlos e Gilberto; Valdir (Marcelo Ramos), Djair, Ricardinho (Caio) e Valdo; Müller e Fábio Júnior. Técnico: Levir Culpi.