Topo

Em Roraima para a Copa do Brasil, América-MG faz campanha contra xenofobia

Do UOL, em Belo Horizonte

13/02/2019 14h47

Às 21h30 desta quarta-feira, o América-MG vai a Roraima enfrentar o São Raimundo pela Copa do Brasil. O clube aproveitou a estadia na cidade de Boa Vista, que está a pouco mais de 200km da fronteira com a Venezuela, para mandar um recado contra a xenofobia. Desde 2014, mais de 3 milhões de venezuelanos deixaram o país. Hoje, cerca de seis mil deles vivem na cidade que o Coelho irá entrar em campo.

Tudo começou com uma pergunta pelo Twitter do América: "Você sabe o que é xenofobia? Está por dentro da situação dos refugiados no Brasil?" Na sequência do thread (continuação dos tuítes para contar uma história), o clube fala da grave situação vivida na Venezuela e da necessidade que muitas pessoas passam ao terem que deixar o país.

O clube mineiro também divulgou o trabalho feito pela ACNUR. A Agência da ONU para Refugiados visa proteger essas pessoas e promover soluções para seus problemas, assim como integrar os dois povos com respeito e amizade. Além de Boa Vista (RR), a ACNUR possui outras duas unidades em solo brasileiro: em Manaus (AM) e em São Paulo (SP).

O América ainda encerrou a publicação com uma mensagem de apoio aos refugiados:

"Deixar a Venezuela não foi uma decisão fácil. Manter-se em movimento foi a única opção possível. Por isso, é importante respeitar e acolher os refugiados.

O #Coelhão está #ComOsRefugiados. E esperamos que você também esteja!", escreveu.