Topo

Noite de 6 pontos! Bahia vence 2º jogo do dia e se classifica na Lampions

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 23h48

Dois jogos, seis pontos. Assim foi a noite desta quarta-feira do Bahia. Depois de golear o Galícia por 4 a 0 pelo Campeonato Baiano, na Arena Fonte Nova, o time tricolor levou a melhor também na Copa do Nordeste e, mesmo com os jogadores do sub-20, venceu o Juazeirense por 2 a 1 em confronto disputado no estádio Paulo Coelho, em Petrolina.

Com o resultado, o Bahia chega a 15 pontos no grupo C da “Lampions League”, abre cinco em relação ao vice-líder Santa Cruz e, como só há mais uma rodada na fase de grupos, já garante classificação para as quartas de final do torneio regional.

O Bahia precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar no Paulo Coelho, em uma aula de contra-ataque. Mayron recebeu da direita pouco à frente da intermediária, avançou pelo meio e, com tranquilidade, finalizou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro. 1 a 0.

Aos 18min, veio o segundo gol tricolor. Após cruzamento da direita, Hugo esperou a bola quicar e, de primeira, acertou um lindo chute que foi parar no ângulo do gol de Guido. 2 a 0. Já nos acréscimos, o Juazeirense diminuiu com um gol de falta no contrapé de Emerson. 2 a 1.

Na etapa final, o Juazeirense chegou a carimbar a trave em mais uma cobrança de falta, esta batida por Alex, aos 35min. Mas o Bahia soube se segurar e assim manteve os 100% de aproveitamento na temporada de 2016. Agora são dez jogos e dez vitórias.

Entenda o porquê dos dois jogos no mesmo dia

Inicialmente, na tabela do Campeonato Baiano, o Bahia enfrentaria a equipe do Galícia no dia 27 de fevereiro, na Fonte Nova. Porém, o acordo para um amistoso nos Estados Unidos, contra o Orlando City, marcado para o mesmo dia 27, fez o clube enviar um ofício à Federação Bahiana de Futebol (FBF) solicitando a mudança do jogo contra o Galícia para 9 de março, única data disponível pela entidade para remarcar o confronto. Pedido atendido.

Porém, neste mesmo dia 9, o Bahia já tinha um jogo marcado pela Copa do Nordeste, contra o Juazeirense, no estádio Adauto Morais. O Bahia solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a mudança de data deste jogo do dia 9 para o 16. A CBF, porém, não atendeu ao pedido tricolor, alegando que "após conversas com as emissoras detentoras dos direitos de transmissão das competições envolvidas, que citaram situações de conflito contratual, além de abrir um precedente indesejável, com eventuais pedidos similares no futuro, ficamos impossibilitados de efetuar alteração de data".