Topo

Sem clube, Argel Fucks recebe três jogos de suspensão por confusão no Ba-Vi

Do UOL, em Santos (SP)

15/05/2017 15h38

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou na manhã desta segunda-feira (15) as infrações ocorridas no Ba-Vi do dia 30 de março, pela Copa do Nordeste. Régis, do Bahia, e Patric, do Vitória, foram absolvidos, enquanto o técnico Argel Fucks, atualmente sem clube, foi suspenso por três partidas por conduta antidesportiva. Já os clubes foram multados em R$ 20 mil por rixa, conflito e tumulto ocorrido.

Com acesso às imagens da partida, a Procuradoria do STJD denunciou o técnico Argel Fucks pelo tumulto generalizado que ocorreu dentro dos vestiários, após a classificação do Bahia para a decisão da Copa do Nordeste.

“Em relação ao Argel, entendo que não houve ofensa pessoal a ninguém. No meio de uma confusão enorme o Argel vai e põe gasolina, uma atitude incompatível com a função do treinador. Considerando toda a confusão criada, entendo que a aplicação da pena de três partidas no artigo 258 é bem adequada”, diz o auditor Gustavo Pinheiro.

Entre os jogadores, Régis recebeu o cartão vermelho aos 16min do segundo tempo por subir as escadas para comemorar um gol com a torcida do Bahia. Como já havia sido advertido com o amarelo anteriormente, o atleta retornou mais cedo para o vestiário. Dois minutos depois foi a vez de o Vitória ficar com um atleta a menos. Patric recebeu o segundo amarelo por empurrar de forma temerária e fora da disputa de bola o pescoço do adversário Pablo Armero.

“Os dois primeiros denunciados foram expulsos pelo segundo amarelo. O do Bahia comemorou um gol e é uma infração de jogo e não merece ser punido por este tribunal. Voto para absolver. O do Vitoria também foi segundo amarelo e estou absolvendo”, acrescentou Gustavo.

O auditor justifica ainda o motivo de os clubes terem sido penalizados com multas de R$ 20 mil reais: “Confusão que não se consegue distinguir quem é quem. No entanto o parágrafo 3º destaca que, não sendo possível identificar todos, o clube deverá responder pelos atos de seus integrantes. Não há dúvida de que houve sim uma participação generalizada. Evidentemente alguns tentaram separar, mas isso não exclui a rixa que aconteceu”.