Topo

Palmeiras empata e deixa definição da vaga para última rodada; Botafogo vira no fim

Do UOL, em São Paulo*

08/01/2013 17h57

Faltou criatividade. Depois de aplicar uma goleada de 6 a 0 na estreia da Copa São Paulo de Juniores, o Palmeiras parou na retranca armada pelo Sertãozinho-SP - que desde o início do jogo se mostrou satisfeito com a igualdade - e não conseguiu nada além de um empate sem gols na Arena Barueri, nesta terça-feira. Assim, deixou a definição do grupo Q para a última rodada da primeira fase.

O Palmeiras, ao menos, segue dependendo de suas forças para garantir a primeira posição do grupo e consequentemente uma das vagas para as eliminatórias da Copinha, já que soma os mesmos quatro pontos do Sertãozinho e possui três gols a mais de saldo. Portanto, ao time alviverde, basta um triunfo na última rodada diante do Grêmio Barueri, a não ser que o Sertãozinho aplique um goleada histórica no Confiança-SE.

O time sergipano, aliás, segue na briga por uma das vagas para a próxima fase. Ele venceu o Grêmio Barueri por 1 a 0 (gol de Artur) no jogo que abriu a segunda rodada do grupo Q, duas horas mais cedo do jogo do Palmeiras, e foi a três pontos na tabela, deixando o já eliminado Grêmio Barueri com zero.

O duelo na Arena Barueri iniciou com o Sertãozinho totalmente acuado em seu campo de defesa, apenas observando as ações ofensivas do Palmeiras, que começou a assustar o goleiro Wallacy com chutes de fora da área, especialmente de Diego Souza. Porém, os contra-ataques que não estavam saindo começaram a aparecer a favor do time do interior paulista a partir dos 15min.

Foi quando Araújo perdeu um gol feito. Ele recebeu assistência na meia-lua, invadiu a área e, sem marcação, cara a cara com o goleiro, mandou para fora. A defesa em linha do Palmeiras voltou a vacilar minutos depois, quando Jardel Vieira invadiu a área em velocidade e exigiu de Walter uma grande defesa, à queima-roupa. No rebate, o goleiro mais uma vez levou a melhor.

Os dois lances de extremo perigo acordam o time do Palmeiras, que enfim começou a criar chances claras de gol. Aos 22min, Vinícius finalizou de dentro da área com muito perigo, e no minuto depois, Victor Hugo carimbou a trave após tabelar com Vinícius, que devolveu com um belo toque de letra. Mas as oportunidades pararam por aí, e foi assim até o fim da etapa inicial.

“O Palmeiras manteve a posse de bola, mas nossa equipe está armada para jogar no contra-ataque. Tem muita bola que dá pra pegá-los  desprevenidos”, disse Bruno Henrique na saída para o intervalo. “A gente começou forte, mas não dá para aguentar o tempo inteiro assim por causa do calor. Está complicado para achar um espaço”, analisou o meia Diego Souza, do Palmeiras.

Já na etapa final, menos futebol e mais confusão. Jogadores das duas equipes começaram a se desentender a cada jogada mais ríspida, e precisaram ser contidos pelo árbitro por diversas vezes, algumas delas com cartões. Foi o que mais chamou a atenção no fraco segundo tempo que praticamente não contou com uma chance clara de gol.

Botafogo fica a um empate da vaga

Depois de ir para o intervalo em desvantagem no placar, o Botafogo-RJ virou sobre o Gama-DF na etapa final e venceu a partida disputada em Taubaté por 2 a 1, ficando assim a apenas um empate da classificação para as eliminatórias da competição. Fernandes, aos 19min, e Vinícius, de pênalti, aos 36min, marcaram os gols do time carioca.

No outro jogo do grupo, que aconteceu mais duas horas mais cedo, o Taubaté-SP bateu o Santo André-SP por 2 a 0, com dois gols de Renan.

Com estes resultados, o Botafogo foi a seis pontos, contra quatro do vice-líder Taubaté-SP, seu adversário na terceira e última rodada do grupo O. Já o Gama-DF ficou com um, enquanto o Santo André-SP segue sem somar pontos na Copa São Paulo de 2013.

* atualizada às 18h07