Topo

Em meio à crise política, Vasco supera São Bernardo e se classifica

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/01/2018 16h53

Enquanto o departamento de futebol profissional vive uma crise sem precedentes nos últimos dias de Eurico Miranda, com desmanche e saída de jogadores, a base vascaína deu um alento ao torcedor. Na tarde desta sexta-feira, a equipe cruz-maltina derrotou o São Bernardo por 2 a 1, fora de casa, e se classificou para a terceira fase da Copa São Paulo. Na próxima fase, o tradicional clube do Rio de Janeiro pega o Água Santa, que superou o Ceará por 2 a 0.

A vaga veio após um susto. O Vasco saiu atrás no marcador logo no início de partida, mas achou rapidamente o empate e conseguiu se impor. Antes do intervalo, o time carioca virou o marcador e assegurou a vaga para a próxima etapa do torneio de base que abre o calendário do futebol nacional. 

O São Bernardo abriu o placar logo aos 5min. Bruno Michel recebeu na área, girou e bateu firme para fazer 1 a 0. A festa do torcedor local presente no Estádio Baetão, localizado na cidade homônima ao time do ABC paulista, durou muito pouco, já que o Vasco cresceu e respondeu de maneira imediata.

Logo aos 6min, Marrony recebeu cruzamento de Robinho e tratou de igualar o marcador. O 1 a 1 tratou de soltar as duas equipes e evidenciar o equilíbrio do confronto. Tanto que, em um espaço de cinco minutos, tanto Vasco quanto São Bernardo criaram chances de assumirem a vantagem no duelo.

Quem mostrou maior competência neste sentido foi o time cruz-maltino. Aos 26min, Marrony invadiu a área e acabou derrubado. A arbitragem marcou pênalti, e Hugo Borges decretou a virada na cobrança.

A vantagem no placar permitiu ao Vasco explorar os espaços deixados por um São Bernardo mais aberto na segunda etapa. A equipe do ABC paulista, depois do início fulminante, não conseguiu se impor novamente e viu o visitante controlar aos poucos o ritmo da partida.

Assim, em meio à crise política dos últimos dias – Anderson Martins e Madson já saíram, enquanto Mateus Vital está próximo de deixar o clube -, o Vasco da base responde com resultado. O clube carioca segue vivo na disputa pelo título da Copa São Paulo após vencer fora de casa.