Topo

Conheça Davó, algoz do Inter que ganhou fama por apelido curioso na Copa SP

Atacante marcou quatro vezes na vitória bugrina por 5 a 0 sobre o Inter - @oficialguarani/Twitter
Atacante marcou quatro vezes na vitória bugrina por 5 a 0 sobre o Inter Imagem: @oficialguarani/Twitter

Do UOL, em São Paulo

15/01/2019 04h00

A Copa São Paulo de futebol júnior é conhecida não apenas por revelar jogadores promissores no cenário nacional, mas também por apresentar ao grande público algumas histórias curiosas. E o protagonista do final de semana nos dois critérios foi Davó, atacante do Guarani.

Aos 19 anos, o jogador marcou quatro gols na vitória por 5 a 0 da equipe de Campinas sobre o Internacional, em confronto na cidade de Taquaritinga pela terceira fase do torneio. O resultado garantiu os bugrinos nas oitavas de final, enfrentando o Botafogo, e colocou Davó sob os holofotes.

Mas e o apelido? Em entrevista ao canal de TV por assinatura SporTV, ele mesmo explicou: trata-se de uma corruptela da expressão "da avó". A avô, Helena, sempre o buscava após jogos e treinos na base.

"De onde eu vim tinha muitos Matheus. Minha avó sempre me buscava no portão, virei o Davó", explicou o jogador. "Ela sempre assiste (os jogos), um dos gols foi para ela", completou.

Matheus Alvarenga de Oliveira, o Davó, nasceu em São Paulo no dia 16 de agosto de 1999. Entre 2016 e 2017, defendeu as categorias de base da Portuguesa, onde começou a ganhar destaque.

Davó defendeu a Portuguesa entre 2016 e 2017 - Gold Sport/Divulgação - Gold Sport/Divulgação
Davó jogou na Portuguesa entre 2016 e 2017
Imagem: Gold Sport/Divulgação
No Campeonato Paulista sub-17 de 2016, foram 19 jogos com a camisa rubro-verde, com apenas dois gols marcados - ambos em vitória por 4 a 0 sobre a Ferroviária, em duelo no dia 27 de agosto pela segunda fase. A Lusa caiu nas quartas de final do torneio frente ao Diadema.

Em 2017, porém, os números foram melhores. Em sua primeira Copa SP, é verdade, passou em branco: foram três jogos, com duas derrotas (1 a 0 para o Juventus e 3 a 1 para o Figueirense) e um empate (0 a 0 com o Sete de Setembro-AL). Em compensação, no Campeonato Paulista sub-20, fez 20 jogos e marcou 12 gols. A Lusa, porém, caiu diante do Corinthians nas oitavas de final.

Em 2018, foi para o Guarani. E teve uma atuação mais discreta no Paulista sub-20: desta vez, foram seis gols em 26 jogos disputados. O time de Campinas caiu nas quartas de final, também diante do Corinthians.

Nesta terça-feira (15), Davó deve ser titular do Guarani no duelo contra o Botafogo pelas oitavas de final da Copa São Paulo 2019. Antes do jogo contra o Inter, ele havia marcado apenas uma vez, abrindo o placar na vitória por 6 a 0 sobre o Boavista (RJ) pela terceira rodada da fase de grupos. O jogo contra o Botafogo acontece às 17h15 (de Brasília), em São Carlos.