! Em Goiânia, Grêmio busca primeira vitória em estreias na Copa Sul-americana - 04/08/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
04/08/2010 - 16h40

Em Goiânia, Grêmio busca primeira vitória em estreias na Copa Sul-americana

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

A Copa Sul-Americana passou a ser disputada em 2002. A competição substituiu a Copa Mercosul como segundo campeonato mais importante do continente. O retrospecto gremista não é nada bom no torneio. Em três participações, o Grêmio jamais passou da primeira fase, foi eliminado pelo Internacional duas vezes e nunca venceu em estreias.

Em 2003, o formato da primeira fase era diferente do atual. Grupos de três times eram formados e somente o primeiro colocado passava adiante. O Grêmio caiu no mesmo grupo de Vasco e São Paulo, estreou levando 4 a 0 dos paulistas e encerrou sua participação empatando com os cariocas em 1 a 1. Ao fim da fase, o time tricolor acabou em último.

No ano seguinte o Grêmio voltou a participar do torneio. Pela primeira vez um clássico Gre-Nal seria disputado por uma competição internacional. No primeiro jogo, vitória do Inter por 2 a 0 e no jogo de volta houve a primeira - e única - vitória gremista no certame, 2 a 1. O resultado garantiu o time colorado na próxima fase pelo saldo de gols.

GRÊMIO NA COPA SUL-AMERICANA

2002 - Clubes brasileiros não participaram pela falta de organização da competição
2003 - Eliminado na 1ª fase ficando em último no grupo que tinha São Paulo e Vasco
2004 - Eliminado pelo Internacional após uma vitória e uma derrota, no saldo de gols
2005 - Não participou pois estava na Série B
2006 - Não participou pois havia subido em 2005
2007 - Não participou pois estava na Libertadores da América [foi vice-campeão]
2008 - Jogou com os reservas e foi eliminado na primeira fase com dois empates contra o Inter
2009 - Não disputou pois estava na Libertadores da América [eliminado nas semifinais pelo Cruzeiro]

Depois de ficar fora da Sul-Americana de 2005 por estar disputando a Série B, de 2006 por ter retornado para a Série A no ano anterior, e de 2007 por conseguir a classificação para a Libertadores da América, o time tricolor voltou ao certame em 2008. Mais uma vez, o Gre-Nal marcou a primeira fase para ambos. Por estar bem no Brasileirão, o Grêmio usou time reserva e empatou os dois clássicos. Os resultados de 1 a 1 no Beira Rio e 2 a 2 no Olímpico garantiram o Inter - que mais tarde seria campeão - na segunda fase devido ao gol qualificado.

Assim, nos seis jogos disputados, o Grêmio venceu um, perdeu dois e empatou três, o que totaliza um aproveitamento de 33%. A marca se torna ainda mais negativa considerando que o Grêmio jamais passou da primeira fase da competição e nunca disputou mais do que dois jogos.

Contra o Goiás, nesta quinta-feira, às 19h30, no estádio Serra Dourada, o time tricolor começa a tentar reverter esta situação. Como a partir deste ano a Copa Sul-Americana passou a dar vaga na Libertadores do ano seguinte para o campeão, o Grêmio passa a dar outra importância para a disputa. O objetivo é vencer na casa do adversário para encaminhar a vaga na próxima fase.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host