! Mal no Brasileiro, Atlético estreia na Sul-Americana com Grêmio Prudente - 04/08/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
04/08/2010 - 07h01

Mal no Brasileiro, Atlético estreia na Sul-Americana com Grêmio Prudente

Do UOL Esporte
Belo Horizonte
  • Tardelli espera comemorar gol contra o Grêmio Prudente no início da caminhada na Sul-Americana

    Tardelli espera comemorar gol contra o Grêmio Prudente no início da caminhada na Sul-Americana

Vice-lanterna do Brasileiro, com apenas 10 pontos, o Atlético-MG estreia na Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, às 19h, no estádio José Farah, em Presidente Prudente, contra o Grêmio Prudente, que tem quatro pontos a mais, disposto a brigar pelo título do certame internacional. Pela primeira vez, essa competição dará ao campeão vaga na Libertadores do próximo ano, o que a torna bem mais atraente que nos anos anteriores.

Atlético e Grêmio Prudente iniciam a participação dos brasileiros no torneio. Enquanto o time atleticano participa da Sul-Americana pela quinta vez, o Grêmio Prudente estreia em uma competição internacional. Ocupando a 13ª colocação no Brasileirão, com 14 pontos (rendimento de 39%), o time paulista promete complicar a vida do seu adversário também nesse outro torneio, fazendo valer o mando de campo.

Em casa, no Brasileirão, o Grêmio Prudente foi derrotado apenas uma vez, exatamente em seu último jogo, domingo passado, por 2 a 1, para o Santos. Dessa forma, foi quebrada a invencibilidade da equipe paulista como mandante. Nos cinco jogos anteriores, no entanto, foram dois empates e três vitórias, a primeira delas exatamente sobre o Atlético-MG e por goleada: 4 a 0.

Os jogadores do Grêmio Prudente estão confiantes em uma boa estreia na Sul-Americana, mas reconhecem que será difícil a repetição daquele placar. “O Atlético tem um belo time. Aquele jogo deu tudo certo pra gente, eles não conseguiram jogar com a nossa marcação. Este é outro jogo, outra situação e vamos ter muita dificuldade. Mas, em casa, precisamos buscar alguma vantagem para a partida de volta”, afirmou o volante Anderson, ao site oficial do clube.

O atacante Diego Tardelli, um dos poucos titulares atleticanos que esteve em campo naquela goleada, considera que o Atlético aprendeu com os erros cometidos na derrota. “Foi um dos primeiros jogos do Campeonato Brasileiro, não fizemos uma boa partida, mas isso serviu de lição para a gente, erramos e perdemos, espero que seja diferente agora”, afirmou.

Se o Grêmio Prudente é anfitrião forte, o Atlético-MG tem se mostrado frágil como visitante, já que ainda não venceu nenhum jogo nessa condição pelo Brasileiro. Em cinco partidas longe de seus domínios, foram quatro derrotas e só um empate, contra o Avaí, em Florianópolis.

O atacante Diego Tardelli acredita que a situação da partida desta quarta-feira é outra e requer inteligência por parte do time visitante. “Trata-se de competição diferente, temos que nos fechar para levar a decisão para o segundo jogo”, comentou o atacante atleticano. A partida da volta acontecerá na quarta-feira da semana que vem, no Ipatingão, em Ipatinga.

Ao contrário dos anos anteriores, quando na maioria das vezes utilizava equipes reservas, o Atlético-MG terá força máxima em sua estreia na Sul-Americana. O time de Vanderlei Luxemburgo quer não apenas passar de fase, pela primeira vez em suas participações na Sul-Americana, como também utilizar a competição internacional para embalar também no Brasileiro.

Em suas quatro participações na Sul-Americana, o Atlético jamais enfrentou um time estrangeiro, já que sempre foi eliminado da fase nacional. Em 2003, o alvinegro mineiro foi eliminado pelo Fluminense no Mineirão, depois de vencer o Corinthians em São Paulo. Em 2004 e 2009, não conseguiu passar pelo Goiás. Em 2008, foi a vez de o Botafogo tirar os atleticanos do torneio.

Já o Grêmio Prudente, que conquistou a vaga na Sul-Americana ainda como Grêmio Barueri, estreia não apenas neste torneio, mas terá sua primeira experiência internacional. Fundado em 26 de março de 1989, como organização social, o clube se iniciou no futebol profissional em 2001, disputando o Campeonato Paulista na Série B-3. Em julho de 2008, tornou-se clube empresa e em dezembro do ano passado transferiu-se de Barueri para Presidente Prudente, no extremo oeste de São Paulo.

Para marcar a estreia em competições internacionais, o Grêmio Prudente lançou na noite da última segunda-feira o seu terceiro uniforme, que será utilizado pela primeira vez contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira. “Este terceiro uniforme vem para coroar essa nova fase do clube”, salientou o gerente de marketing Rodrigo Bonfim. “Esperamos que esta nova camisa dê sorte e que possamos conseguir uma boa vitória contra o Atlético”, salientou o lateral-direito Paulo César, capitão do time.

O Grêmio Prudente deve ter duas modificações em relação ao time que perdeu para o Santos. O volante Rodrigo Mancha, que estava suspenso, volta à equipe no lugar de Anderson, que o substituiu domingo passado. No ataque, Wanderley, que estava contundido, atuará na vaga de Willian. Pelo lado atleticano, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve promover a volta de Daniel Carvalho, que cumpriu suspensão no clássico contra o Cruzeiro, deixando Neto Berola, que também não jogou na derrota por 1 a 0.

GRÊMIO PRUDENTE X ATLÉTICO-MG

Data: 4/8/2010 – quarta-feira
Local: Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP)
Horário: 19h
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ)
Transmissão: Sportv

GRÊMIO PRUDENTE
Giovanni; Paulo César, Anderson Luís, Leonardo e Diego; Rodrigo Mancha, João Vitor, Marcelo Oliveira e Deyvid Sacconi; Wesley e Wanderley
Técnico: Toninho Cecílio

ATLÉTICO-MG
Fábio Costa; Diego Macedo, Cáceres, Jairo Campos e Fernandinho; Zé Luís, Serginho, João Pedro e Diego Souza; Diego Tardelli e Daniel Carvalho
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host