! Por fim da crise, Grêmio e Goiás abrem disputa na Copa Sul-Americana - 05/08/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
05/08/2010 - 07h02

Por fim da crise, Grêmio e Goiás abrem disputa na Copa Sul-Americana

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

SEMELHANTES NA CRISE

  • Divulgação/Goiás

    Punido em jogos do Brasileirão, Leão estará no comando do Goiás no confronto desta quinta-feira

  • Neco Varella/Freelancer

    A falta de vitórias tem incomodado o time tricolor, mas Silas percebe evoluções e mantém formação

Grêmio e Goiás vivem momentos semelhantes. Na zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, ambos acreditam que a Copa Sul-Americana pode significar o fim da crise com bons resultados. Nesta quinta-feira, às 19h30, no Serra Dourada, mais do que sair na frente na eliminatória ou encaminhar uma classificação, estará em jogo a retomada do caminho das vitórias e a tranquilidade para ambos os times.

Desde o recomeço do Campeonato Brasileiro nem gaúchos e nem goianos sabem o que é comemorar uma vitória. O Grêmio empatou quatro jogos e perdeu um, o Goiás, por sua vez, perdeu três jogos e empatou dois. Reflexo da ausência de bons resultados é o décimo sétimo lugar do Goiás e o décimo oitavo do Grêmio, ambos na zona da "degola".

Na Copa Sul-Americana, o retrospecto do clube de Goiânia é melhor do que o portoalegrense, mas mesmo assim não é nada excepcional. Enquanto o Grêmio venceu somente uma partida e jamais passou da primeira fase do torneio nas três vezes que participou, os goianos participaram quatro vezes e já chegaram nas oitavas de final em duas oportunidades, em 2007 quando foram derrotados pelo Arsenal Sarandi, da Argentina, e em 2009, quando foram eliminados pelo Cerro Porteño, do Paraguai.

A busca no time tricolor é pela vitória fora de casa. Sem vencer como visitante há oito jogos, os comandados de Silas esperam seguir evoluindo e conquistar as vantagens possíveis com o resultado. Contudo, não é só a vitória que interessa ao Grêmio. Com o regulamento como aliado, o empate também é visto com bons olhos.

"Sabemos que no mata-mata não perder fora de casa já é um bom resultado. Se for para empatar, que seja com gols. Pela grandeza do Grêmio, vamos lá para vencer, porque uma vitória seria mais interessante ainda, mas empatar não é completamente ruim", explicou Jonas.

O tamanho do gramado do estádio Serra Dourada também esteve em pauta no Olímpico durante a semana. Os 118 metros de comprimento por 80 de largura refletirão dificuldades a um time que está acostumado com 105 por 68.

"O Serra Dourada é um campo grande, difícil de fechar os espaços. O Goiás tem jogadores experientes e um treinador que conhece futebol, mas vamos lá para buscar o resultado que nos interessa", garantiu Victor.

O time gremista será o mesmo que empatou com o Internacional no clássico do final de semana passado. Silas percebe evoluções no 3-5-2 e garante dar a mesma importância ao Brasileiro e a Copa Sul-Americana.

O Goiás já não vinha bem no Brasileirão e a situação ficou ainda mais conturbada após a briga de Emerson Leão, Rafael Moura e Romerito com radialistas após o jogo contra o Vitória, no Barradão. Julgados e punidos pelo STJD, os jogadores e o técnico poderão participar do duelo desta quinta porque a suspensão serve somente para jogos de competições organizadas pela CBF.

Recém contratado pelo time do Serra Dourada, o experiente lateral-esquerdo Júnior foi inscrito na competição e pode fazer sua estreia. Punido por "falar demais" em entrevista a um site, Rodrigo Calaça ficou fora da lista. O ex-jogador do Grêmio, Túlio, também acabou sobrando e deve sair do clube.

GOIÁS X GRÊMIO

Data: 5/8/2010 Quinta-feira
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Milton Rodriguez e Márcio Santiago (ambos cariocas)
Transmissão:Fox Sports

GOIÁS
Harlei; Carlos Alberto, Toloi, Ernando e Júnior; Jonílson, Amaral, Wellington Monteiro e Bernardo; Éverton Santos e Rafael Moura
Técnico: Emerson Leão

GRÊMIO
Victor; Rodrigo, Rafael Marques e Ozeia; Maylson, Adílson, Ferdinando, Douglas e Hugo; Jonas e Borges
Técnico: Silas

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host