! Contra adversário sem técnico, Atlético-MG tenta seguir na Sul-Americana - 11/08/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
11/08/2010 - 07h01

Contra adversário sem técnico, Atlético-MG tenta seguir na Sul-Americana

Do UOL Esporte
Belo Horizonte
  • Meia Diego Souza atuará como atacante contra o Grêmio Prudente

    Meia Diego Souza atuará como atacante contra o Grêmio Prudente

Ao contrário das quatro participações anteriores, quando a eliminação na fase nacional da Sul-Americana pouco representou para o clube, o Atlético-MG entra em campo, no Ipatingão, nesta quarta-feira, às 21h50, contra o Grêmio Prudente, pressionado pela necessidade de seguir no torneio. Além de classificar o campeão para a Libertadores, um triunfo e a consequente vaga à etapa internacional minimizará um pouco o impacto da péssima campanha no Brasileiro. O adversário, por sua vez, perdeu seu técnico.

Toninho Cecílio deixou o clube paulista e se transferiu para o Vitória. Ele foi o treinador até nos dois últimos compromissos do Grêmio Prudente, empates em 0 a 0 contra o Atlético-MG, há uma semana, no jogo de ida da Sul-Americana, em Presidente Prudente, e contra o Cruzeiro, no Ipatingão, palco da partida desta quarta-feira, pelo Brasileirão. O adversário atleticano tentará demonstrar que a súbita saída do técnico foi assimilada pelo grupo.

Já o elenco atleticano, que manifesta apoio ao técnico Vanderlei Luxemburgo, quer a vitória e a vaga na Sul-Americana para reduzir a pressão sobre o time e projetar uma reação também no Brasileiro, competição na qual é o vice-lanterna, com apenas 10 pontos em 39 jogos (26% de aproveitamento). No certamente nacional, o Atlético-MG não vence há cinco jogos, período em que perdeu quatro e empatou um.

Somando-se ao primeiro jogo contra o Grêmio Prudente, pela Sul-Americana, já são seis partidas sem triunfos. Além disso, o time atleticano não marca gols há 440 minutos e tem a pior defesa entre todos os participantes do Brasileirão, com 25 gols sofridos. “A responsabilidade é toda dos jogadores por este momento. Temos de nos fechar ainda mais do que já somos fechados para dar a volta por cima, sair deste momento”, disse o zagueiro Werley.

Para não seguir o mesmo destino de suas quatro participações anteriores e ser eliminado por um adversário brasileiro, o Atlético-MG precisa vencer o jogo desta quarta-feira, por qualquer placar. Um empate em 0 a 0, a exemplo da semana passada, leva a decisão para os pênaltis e igualdade com gols, por qualquer marcador, classifica o Grêmio Prudente.

No Brasileiro, o time paulista faz campanha melhor que a do Atlético-MG. Ocupa a 14ª colocação, com 15 pontos, cinco a mais do que o seu adversário pela Sul-Americana, e aproveitamento de 38%. O Grêmio Prudente venceu três vezes, empatou seis e foi derrotado quatro, marcando 14 gols e sofrendo 16.

Mesmo antes de definir o seu novo treinador, o clube, que participa pela primeira vez em sua história de uma competição internacional, contratou o volante Roberto, de 22 anos, que estava no Avaí. Ele é o terceiro reforço da equipe após a Copa do Mundo da África do Sul. Os outros dois foram o zagueiro Flávio e o atacante Rafael Martins.

A saída de Toninho Cecílio e do assistente Betinho foi recebida com pesar por jogadores do Grêmio Prudente, que, no entanto, manifestaram compreender a situação. “A gente fica triste porque o Toninho é um grande profissional e um amigo também. Mas, isso faz parte do futebol”, afirmou o lateral Marcelo Oliveira. “Desejo toda a sorte pra ele e agora vamos continuar nossa vida aqui porque amanhã já temos uma decisão muito importante”, acrescentou.

O Atlético-MG, que ainda tem reforços contratados há algum tempo para estrear, casos do equatoriano Mendez e do zagueiro Réver, tenta encontrar a formação ideal. Luxemburgo, no entanto, tem sido obrigado a mudar constantemente o time titular, não apenas por causa de desfalques, mas também em busca de jogadores com melhor rendimento. Contra o Grêmio Prudente, por exemplo, ele deve escalar o time no 3-5-2.

O Atlético-MG não poderá contar com o atacante Diego Tardelli, convocado por Mano Menezes para a seleção brasileira, e o zagueiro Cáceres, que está servindo à seleção paraguaia. Além deles, o meia-atacante Daniel Carvalho está contundido e o volante Zé Luís levou uma pancada no joelho direito e está vetado. Réver, que também integra o selecionado canarinho, não foi inscrito na primeira fase da Sul-Americana.

No treino de terça-feira, Luxemburgo recorreu a três zagueiros – Werley, Lima e Jairo Campos –, com Ricardinho atuando como titular do meio-campo e o ataque formado por Diego Souza e Ricardo Bueno, com Neto Berola e Obina como reservas.

Como ainda não definiu o nome do novo treinador, o Grêmio Prudente será comandado interinamente pelo coordenador técnico Diego Cerri, que desempenhou essa função outras vezes. Em relação ao time que empatou com o Cruzeiro, pelo Brasileiro, o time terá mudanças: os zagueiros Anderson Luiz e Leonardo e o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, que estavam suspensos, voltam ao time. Já o atacante Wanderley não jogou por causa de cláusula contratual, já que pertence ao clube mineiro.

ATLÉTICO-MG X GRÊMIO PRUDENTE

Data: 11/8/2010 – quarta-feira
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Horário: 21h50
Árbitro: Heber Roberto Lopes (BRA)
Auxiliares: Altemir Hausmann (BRA) e Hilton Rodrigues (BRA)

ATLÉTICO-MG
Fábio Costa; Werley, Jairo Campos e Lima; Diego Macedo, Serginho, João Pedro, Ricardinho e Fernandinho; Diego Souza e Ricardo Bueno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO PRUDENTE
Giovanni; Paulo César, Anderson Luís, Leonardo e Marcelo Oliveira; Rodrigo Mancha, João Vitor, Anderson Pedro e Robson; Rafael Martins e Wesley (Wanderley)
Técnico: Diego Cerri (Interino)
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host