! Avaí avança na Sul-Americana e encerra chances de 'ano perfeito' do Santos - 18/08/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
FLÁVIO NEVES/Diário Catarinense/Agência RBS/AE

Neymar teve uma atuação apagada e pode ter feito sua última partida pelo Santos

18/08/2010 - 23h57

Avaí avança na Sul-Americana e encerra chances de 'ano perfeito' do Santos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O sonho de conquistar todos os títulos da temporada acabou para o Santos nesta quarta-feira. O time paulista deu adeus à Copa Sul-Americana ao vencer o Avaí por apenas 1 a 0, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. O clube catarinense se classificou para a próxima fase do torneio continental graças à vantagem adquirida no jogo de ida, quando ganhou no Pacaembu por 3 a 1.

A queda na Copa Sul-Americana foi o primeiro revés sofrido pelo Santos sob o comando de Dorival Junior. Contratado no início da temporada, o treinador conduziu o time às conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil. A equipe, porém, caiu de produção após perder Robinho e André e vê outros jogadores importantes como Wesley e Neymar negociarem suas saídas para o exterior.

"Não dá para ganhar tudo, mas se tivéssemos conseguido um resultado melhor no jogo de ida daria para sair classificado. Mas o resultado foi merecido e o Avaí está de parabéns", disse o meia Paulo Henrique Ganso.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
14min - Rudnei recebe livre na entrada da área, toca na saída de Rafael, mas Edu Dracena salva em cima da linha
24 min - GOOOOOOOL DO SANTOS!!! Marquinhos toca de calcanhar para Zé Eduardo, que toca na saída de Renan. Ouça o gol na Jovem Pan
39 min - Davi cabeceia sozinho na pequena área, mas Rafael faz grande defesa
SEGUNDO TEMPO
15 min - Vandinho chuta da entrada da área e obriga Rafael a boa defesa
17 min - Zé Eduardo arrisca de fora da área, mas a bola sai à esquerda de Renan
40 min - Vandinho fica cara a cara com Rafael, mas o goleiro evita o gol do Avaí

A partida desta quarta-feira pode ter sido a última de Neymar com a camisa do Santos. Poupado contra o Vitória pelo Brasileirão, no último domingo, o camisa 11 voltou à equipe no duelo pela Sul-Americana e pouco produziu. Uma reunião ainda nesta semana definirá o futuro do jogador, que recebeu proposta milionária do Chelsea e tem interesse em atuar no futebol europeu.

Alijado da disputa continental, o Santos disputará apenas o Brasileirão até o fim do ano. Com vaga garantida na Libertadores do próximo ano, o time sonha com o título nacional para encerrar a temporada com a ‘tríplice coroa’. Na 11ª colocação, com 18 pontos, a equipe do Litoral volta a jogar no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Atlético-MG, na Vila Belmiro.

Já o Avaí confirmou o grande momento vivido pelo clube com o técnico Antônio Lopes. O treinador, que chegou ao time catarinense durante a pausa para a Copa do Mundo, sofreu apenas duas derrotas em nove partidas. Foram cinco vitórias, quatro delas contra equipes paulistas. Além da classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana, o clube chegou ao G-4 do Brasileirão e ocupa a terceira posição.

"[A Sul-Americana] É um torneio difícil, pegamos o Santos logo na primeira rodada. Jogamos com o resultado nas mãos nesta quarta", disse o veterano atacante Sávio, que entrou no segundo tempo.

O clube catarinense colocará à prova a força de seu elenco na missão de dividir suas atenções entre a Sul-Americana e o Brasileirão. Antes de disputar a próxima fase do torneio continental, o Avaí volta a campo pela competição nacional no sábado, quando encara o Botafogo às 18h30, no Rio de Janeiro.

Com a vantagem conquistada no primeiro jogo, o Avaí entrou em campo disposto a aproveitar os espaços deixados pelo Santos nos contra-ataques. Aos 14 min, o clube catarinense quase abriu o placar com Rudnei, que recebeu sozinho na entrada da área e tocou na saída do goleiro Rafael. Edu Dracena, porém, impediu o gol dos donos da casa em cima da linha.

Quando o Avaí era melhor na partida, o Santos balançou as redes. Aos 24 min, Marquinhos deu belo passe de calcanhar para Zé Eduardo, que invadiu a área e chutou na saída de Renan. O gol fez os donos da casa se lançarem ao ataque e quase empatarem o confronto aos 39 min. Davi recebeu cruzamento da direita, cabeceou sozinho na pequena área, mas Rafael fez grande defesa.

Precisando de mais dois gols para seguir vivo na competição, o Santos esboçou uma pressão sobre o Avaí no início do segundo tempo, mas com pouca eficiência. Já o Avaí teve boa chance de empatar aos 15 min, quando Vandinho chutou de fora da área e obrigou Rafael a fazer a defesa.

A melhor chance do Santos ampliar o placar ocorreu dois minutos depois. Zé Eduardo chutou de fora da área e a bola passou próxima ao canto direito de Renan. Com a vantagem adquirida no primeiro jogo, o técnico Antônio Lopes reforçou a marcação da equipe e apenas administrou o placar até o fim do jogo para sair com a classificação.

AVAÍ 0 X 1 SANTOS

AVAÍ
Renan; Patric, Emerson, Rafael e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei (Bruno), Davi (Marcos) e Caio; Robinho (Sávio) e Vandinho
Técnico: Antonio Lopes

SANTOS
Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Marcel); Arouca, Rodriguinho, Marquinhos (Madson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo
Técnico: Dorival Junior

Data: 18/08/2010 (quarta-feira)
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Evandro Rogério Román (BRA)
Auxiliares: Altemir Hausman (BRA) e Hilton Rodrigues (BRA)
Cartões amarelos: Caio (A), Rudnei (A), Rodriguinho (S) e Neymar (S)
Gols: Zé Eduardo, aos 24min do primeiro tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host