UOL Esporte Futebol
 
Junior Lago/UOL

Carlos Alberto comemora o gol de empate que mudou o jogo no Pacaembu

24/11/2010 - 23h42

Rebaixado, Goiás reage e elimina Palmeiras no Pacaembu lotado

Rodrigo Farah
Em São Paulo

Acabou o sonho da Copa Sul-Americana para o Palmeiras. Com um gol de Ernando aos 36min do segundo tempo, o Goiás conseguiu a virada por 2 a 1 sobre o Palmeiras em pleno Pacaembu lotado. Desta forma, o time esmeraldino superou o trauma do rebaixamento para a Série B e assegurou a vaga na decisão do torneio continental em grande estilo.

O Palmeiras ainda deu sinais de que se classificaria sem grandes problemas. O time abriu o placar aos 33min com Luan e manteve controle do jogo até o último lance do primeiro tempo, quando Carlos Alberto empatou.

Na etapa final, o Goiás voltou melhor e selou a virada com Ernando. Como perdeu o jogo de ida por 1 a 0, o clube goiano ficou com a vaga pelo número de gols fora de casa. Agora, encara o vencedor do confronto entre LDU e Independiente na final.

O resultado ampliou para mais de dez anos o jejum do Palmeiras em qualquer final de torneio internacional. Não só isso: o técnico Luiz Felipe Scolari sofreu nesta quarta-feira sua primeira derrota em casa à frente do time alviverde nos jogos sul-americanos.

Melhor para o Goiás, que não se abateu com a queda recente para a Série B do Campeonato Brasileiro, selada por uma derrota por 4 a 1 para o Santos no último domingo.  Os comandos de Arthur Neto mostraram grande poder defensivo e aproveitaram as poucas chances que criaram.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
12min - Na trave! Tinga recebe passe na entrada da área e manda para o gol. A bola bate na trave direita de Harlei, passa por trás do goleiro e sai do outro lado
22min - Na trave! Rafael Moura arrisca chute de longe e manda no travessão de Deola, que não consegue fazer a defesa
33min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Edinho dá lindo lançamento para Luan na esquerda. O atacante invade a área e chuta cruzado para marcar
47min - GOOOLLL DO GOIÁS!!! Marcelo Costa cobra falta no travessão. Na sequência, Carlos Alberto aproveita toque de Rafael Moura e cabeceia para o gol. A bola desvia em Tinga e engana Deola
SEGUNDO TEMPO
4min - Saci cobra lateral com força, e Amaral toca de cabeça. Bem colocado, Deola faz a defesa
30min - Kleber aproveita sobra dentro da área livre de marcação e chuta colocado. A bola sai fraca, à esquerda do gol de Harlei
36min - GOOOLLL DO GOIÁS!!! Marcão recebe passe dentro da área, chega à linha de fundo e cruza para Rafael Moura. O atacante toca para o meio, e Ernando completa para o gol

Quando a partida começou, o Palmeiras fez o máximo para se impor. Os anfitriões dominaram a posse de bola e pressionaram com uma série de chances impedidas por Harlei ou pela trave do goleiro.

Já o Goiás ficou recuado apostando nos contra-ataques. Apesar disso, a equipe visitante também levou perigo à meta de Deola com boas oportunidades de gol. Até que aos 33min, Luan aproveitou grande lançamento de Edinho e colocou o Palmeiras na frente.

Mas quando todos os palmeirenses já celebravam a vantagem para o segundo tempo, Carlos Alberto aproveitou vacilo da defesa alviverde e igualou o placar no último lance da etapa inicial, calando o Pacaembu. Com isso, a partida ficou completamente indefinida.

A segunda metade da partida começou com o Goiás mais incisivo. Com a entrada de Felipe, o time do Cerrado ganhou mobilidade no ataque e deixou a equipe da casa acuada. Aos poucos, o Palmeiras se acertou e voltou a igualar as ações no jogo com boas trocas de passes pelo meio.

Conforme o jogo se aproximou do fim, o time alviverde paulista passou a avançar com mais cautela. O Goiás, por sua vez, aproveitou e foi para cima. Aos 36min, Ernando fez valer o domínio dos visitantes e decretou a virada. Palmeiras eliminado da Sul-Americana.

Sem interesse no Brasileiro, as duas equipes voltam a campo no domingo para cumprir tabela no Nacional. O Palmeiras encara o Fluminense na Arena Barueri em partida crucial para a possível conquista do título tricolor. Já o Goiás vai a Sete Lagoas enfrentar o ameaçado Atlético-MG.

Ficha da Partida

Palmeiras Palmeiras Técnico: Luiz Felipe Scolari
22. Deola
8. Márcio Araújo
15. Maurício Ramos
23. Danilo
10. Gabriel Silva
3. Edinho
19. Marcos Assunção
17. Tinga
7. Ewerthon
11. Lincoln
6. Dinei
21. Luan
9. Kléber
1 2
Goiás Goiás Técnico: Arthur Neto
1. Harlei
3. Rafael Tolói
4. Ernando
19. Marcão
20. Douglas
11. Felipe
2. Carlos Alberto
8. Amaral
17. Marcelo Costa
6. Wellington Saci
22. Otacílio Neto
5. Jonílson
9. Rafael Moura

Data: 24/11/2010 - 21h50

Local: Pacaembu

Árbitro: Heber Roberto Lopes

Auxiliares: Altemir Hausmann e Alessandro Rocha

Público: 34.926 pagantes

Renda: R$ 711.429,00

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host