Topo

Grêmio pega o Millonarios, luta contra cansaço e usa Sul-Americana para superar fase ruim

O Grêmio tem várias dúvidas e tenta superar cansaço e fase difícil no Brasileirão - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
O Grêmio tem várias dúvidas e tenta superar cansaço e fase difícil no Brasileirão Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/10/2012 06h00

O Grêmio não vive o melhor momento no Campeonato Brasileiro. O time gaúcho vem de quatro jogos sem vitória e não briga mais pelo título. Com a vaga na Libertadores encaminhada, a Sul-Americana virou prioridade. Nesta terça-feira, os comandados de Vanderlei Luxemburgo abrem as quartas de final contra o Millonarios-COL, às 21h50 (horário de Brasília), no Olímpico. Além do momento negativo, o cansaço abala a equipe gaúcha.

A competição continental começou para os portoalegrenses como acessório. A ordem de importância da temporada colocava primeiro o Brasileiro, depois a Copa do Brasil e somente aí a Sul-Americana, na frente só do Estadual. O tempo passou e as chances se esvaíram em todos os torneios. A antes chamada 'Série B da América' virou prioridade e última chance para não completar três anos sem título algum.

Porém quando o torneio fica mais complicado, o elenco gremista sofre com cansaço. A série de jogos pode fazer Vanderlei Luxemburgo não contar com cinco titulares nesta noite. Elano é certo que está fora, pois apresentou uma alteração muscular na coxa direita. Além dele, Kleber, Gilberto Silva, Werley e Souza também não estão garantidos.

Se o retrospecto no Brasileiro não vem sendo o melhor - 4 empates seguidos - na Sul-Americana é diferente. Foram três vitórias e uma derrota. Já o Millonarios-COL chegou até aqui com vitória e empate diante do Inti Gas, do Perú, os mesmos resultados diante do Mineiros de Guaiana-VEN e vitória e derrota contra o Palmeiras.

Vanderlei Luxemburgo teve somente um treinamento para montar o Grêmio. Nele nenhum indício de time. Na pior das hipóteses, a zaga pode ser formada por Vilson e Naldo, Marquinhos e Marco Antonio entrarem no meio-campo e Leandro substituir o Gladiador no ataque.

PUB DA TORCIDA ACABA ABANDONADO

  • Não há maneira de se chegar ao estádio Olímpico sem passar pelo principal local de concentração da torcida. O bar Preliminar fica em frente ao pórtico de entrada e reúne centenas de gremistas a cada jogo em casa. Porém, o 'pub' dos aficionados foi esquecido na mudança para Arena. Sem ajuda alguma do clube, o dono do local busca um projeto inovador para se aproximar do novo estádio

"Essa sequência de jogos e viagens é cansativa. Mas temos que deixar isso de lado e encarar cada partida como uma final. O time que entrar em campo terá que mostrar e estará concentrado na partida", avisou o atacante Marcelo Moreno.

Já o Millonarios tem em Rentería seu principal jogador. O atacante com passagens por Internacional, Santos e Atlético-MG comanda a linha de frente da equipe colombiana e já tem três gols na Sul-Americana.

Priorizando a competição continental, os comandados do técnico Darío Sierra foram derrotados na última rodada do Campeonato Colombiano pois entraram em campo com time totalmente reserva.

Quem avançar entre Grêmio e Millonarios terá pela frente na semifinal Tigre ou Cerro Porteño. Porém, se São Paulo [presente do outro lado da chave] e Grêmio passarem, o regulamento prevê os brasileiros se enfrentando para evitar uma final nacional. O mesmo serve para Tigre e Independiente - ambos argentinos.

GRÊMIO X MILLONARIOS-COM

Data: 30/10/2012 (terça-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Julio Bascuñan (CHI)
Assistentes: Sergio Roman e Marcelo Barraza (ambos chilenos)

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Vilson (Werley), Naldo (Gilberto Silva) e Anderson Pico; Fernando, Marco Antonio (Souza), Marquinhos e Zé Roberto; Marcelo Moreno e Leandro (Kleber).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

MILLONARIOS-COL
Delgado; Ochoa, Torres, Franco e Martínez; Ramírez, Ortíz, Candero e Otálvaro; Rentería e Comes.
Técnico: Darío Sierra