Topo

Imprensa argentina defende Tigre e fala em 'palhaçada'; confusão repercute na Europa

Ação policial e briga entre atletas do Tigre e seguranças do SP foi destaque pelo mundo - Felipe Dana/AP
Ação policial e briga entre atletas do Tigre e seguranças do SP foi destaque pelo mundo Imagem: Felipe Dana/AP

Do UOL, em São Paulo

13/12/2012 06h11

A confusão na decisão da Copa Sul-Americana teve repercussão imediata nos principais jornais do mundo. Os diários argentinos chamaram o ocorrido de 'palhaçada', saíram em defesa do Tigre e criticaram a recepção hostil que as equipes do país enfrentam quando jogam em São Paulo. "Te revolver o estômago", estampou o Olé em sua capa, repercutindo a acusação de que haviam armas de fogo. Periódicos por toda a América do Sul e até mesmo na Europa destacaram o ocorrido e classificaram o incidente como lamentável.

Confira como foi a repercussão internacional do título do São Paulo e da confusão envolvendo os jogadores do Tigre na final da Copa Sul-Americana:

JORNAIS ARGENTINOS DEFENDEM TIGRE E FALAM EM 'VERGONHA'

A imprensa argentina saiu em defesa do Tigre e ressaltou a suposta presença de uma arma de fogo na confusão que fez com que o time argentino se retirasse da partida. “Campeão do constrangimento”, escreveu o jornal Olé, que usou a expressão "Te revolver o estômago" na capa como um trocadilho, já que um dos jogadores reclamou que uma arma foi apontada para a sua barriga. 

O diário Clarín lembrou que os problemas começaram antes da partida, com o Tigre sendo impedido de se aquecer no gramado do Morumbi e com as hostilidades sofridas pelo ônibus da delegação a caminho do estádio. “Decidiram mostrar a dificuldade que é jogar em São Paulo uma final. O mesmo passou o Boca contra o Corinthians [na Libertadores]”, trouxe o periódico.

Já o jornal La Nación chamou o ocorrido de “escândalo” e afirmou que o “futebol deixou sua pior cara mais uma vez à mostra. Uma noite fechada e escura em que todos perderam, até o campeão”.

CONFUSÃO NA FINAL TEM REPERCUSSÃO NEGATIVA NA AMÉRICA DO SUL

A repercussão do incidente pela América do Sul também foi negativa. O jornal uruguaio El País afirmou que testemunhas presentes no Morumbi presenciaram a agressão dos seguranças do São Paulo aos jogadores do Tigre. O chileno La Tercera classificou o ocorrido como “um dos maiores escândalos do futebol nos últimos tempos” e ressaltou as acusações feitas pelos atletas do Tigre.

O paraguaio La Nación destacou que nenhum membro da Conmebol quis se manifestar sobre o ocorrido. Já o colombiano El Periódico, apesar de citar a confusão, ressaltou que o São Paulo encerra um jejum de quatro anos com o título da Copa Sul-Americana.

JORNAIS EUROPEUS DESTACAM RECUSA ARGENTINA DE VOLTAR A CAMPO

Os jornais europeus também repercutiram a confusão na final da Copa Sul-Americana. Os espanhóis Marca, Ás e Mundo Deportivo trouxeram reportagens sobre o assunto, destacando a recusa dos argentinos em voltar para o gramado e os vários problemas envolvendo as duas equipes desde o início de partida.

O português A Bola ressaltou o fato do segundo tempo não ter sido disputado e a presença da polícia no vestiário do Tigre “por motivos desconhecidos”.