Topo

'Rebaixada' no BR e na final da Sul-Americana, Ponte igualará Goiás de 2010

Torcida do Goiás faz festadepois de ver o time eliminar o Palmeiras e ir à decisão da Sul-Americana - Junior Lago/UOL
Torcida do Goiás faz festadepois de ver o time eliminar o Palmeiras e ir à decisão da Sul-Americana Imagem: Junior Lago/UOL

Do UOL, em São Paulo

28/11/2013 06h00

A Ponte Preta vive duas situações bastante distintas na temporada de 2013. Já virtualmente rebaixada no Campeonato Brasileiro e classificada para a decisão da Copa Sul-Americana, a equipe campineira está prestes a repetir o feito do Goiás, de 2010.

Na ocasião, o time esmeraldino conseguiu a mesma façanha: foi rebaixado no Campeonato Brasileiro no dia 21 de novembro, um domingo, e três dias depois, na quarta-feira, eliminou um grande da capital paulista (Palmeiras) e garantiu vaga na final da Sul-Americana - depois foi derrotado pelo Independiente, da Argentina.

A diferença é que a Ponte Preta ainda não está matematicamente rebaixada para a Série B. Porém, o time precisa de um milagre para permanecer na elite, e o descenso deve ser confirmado já neste domingo, quando os comandados de Jorginho recebem a Lusa no Moisés Lucarelli.

O momento antagônico que vive a Ponte Preta inclusive foi destacado pelos jogadores – e até pelo próprio presidente – logo após o empate de 1 a 1 diante do São Paulo, na última quarta-feira, em Mogi Mirim. O resultado confirmou a equipe na grande decisão do torneio continental.

“Momento antagônico. A gente está com triste com razão, mas com a emoção a mil. Se perguntar pra qualquer torcedor da Ponte, ele vai falar que pode rebaixar porque eu quero ser campeão da Sul-Americana. Ainda mais a Ponte que ainda não tem nenhum título de expressão”, disse o presidente Márcio Della Volpe em entrevista à Rádio Estadão.

O meia Elias foi outro que falou sobre a disparidade que o clube campineiro vive hoje: “Infelizmente não conseguimos continuar na Série A. Todo mundo ficou triste com essa queda, mas futebol é assim, traz emoções distintas. Mas agora é buscar esse título para essa torcida, para diretoria, para todo mundo”.

A Ponte Preta conhecerá o seu adversário na grande decisão da Sul-Americana nesta quinta-feira, quando o Lanús, da Argentina, recebe o Libertad, do Paraguai, no estádio La Fortaleza.

No jogo de ida, o Lanús levou a melhor e venceu o jogo por 2 a 1, em Assunção. Com isso, o time argentino pode até perder por 1 a 0 para avançar na competição continental.