Topo

Juiz que apitará 1º jogo da Ponte expulsou Neymar por colocar máscara em 2011

Neymar colocou uma máscara com o seu rosto após marcar gol do Santos, em 2011, e foi expulso - Bruno Miani/UOL
Neymar colocou uma máscara com o seu rosto após marcar gol do Santos, em 2011, e foi expulso Imagem: Bruno Miani/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/12/2013 06h00

A Conmebol definiu nesta segunda-feira quais serão os árbitros responsáveis por comandar as duas partidas entre Ponte Preta e Lanús-ARG, pela decisão da Copa Sul-Americana. O uruguaio Roberto Silvera apitará o duelo marcado para esta quarta-feira, no estádio do Pacaembu, enquanto o chileno Enrique Osses arbitrará a partida de volta, na Argentina, dia 11 de dezembro.

Roberto Silvera ganhou destaque no Brasil – especialmente entre os santistas – no ano de 2011, em um jogo entre Santos e Colo-Colo-CHI, válido pela fase de grupos da Copa Libertadores, disputado na Vila Belmiro.

O time alvinegro precisava da vitória a qualquer custo para seguir vivo na competição continental, e conseguiu, por 3 a 2. Porém, o técnico Muricy Ramalho – que havia sido contratado um dia antes e assistiu ao jogo das tribunas – viu a sua equipe perder três jogadores expulsos: Neymar, Zé Love e Elano.

Neymar comemorou seu gol usando uma máscara com a própria imagem, feita por um de seus antigos patrocinadores, recebeu o segundo cartão amarelo e consequentemente foi expulso pelo árbitro Roberto Silvera, provocando a revolta dos santistas. Zé Love, dois minutos depois, e Elano, mesmo do banco de reservas, também receberam o vermelho.

E não foi só esse jogo de time brasileiro que contou com arbitragem polêmica de Roberto Silveira. Após confronto válido pela semifinal da Libertadores deste ano, o Atlético-MG chegou a enviar um ofício à CBF pedindo punição ao árbitro por conta de dois pênaltis não marcados para o time mineiro no segundo jogo contra o Newell’s Old Boys.

Ainda assim, o Atlético-MG venceu o time argentino por 2 a 0 – devolvendo o placar da partida de ida – e acabou levando a melhor na decisão por pênaltis, classificando-se para a final e depois conquistando o título da Libertadores, assim como o Santos em 2011.