Topo

Na berlinda do Corinthians, lateral joga por sobrevivência até o Brasileiro

Léo Príncipe busca a permanência para o próximo semestre no Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Léo Príncipe busca a permanência para o próximo semestre no Corinthians Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

05/04/2017 04h00

A estreia do Corinthians na Copa Sul-Americana apresenta desafios importantes para um jogador especial. "Intruso" na equipe ideal que o treinador Fábio Carille escala, Léo Príncipe sabe que os duelos com a Universidad do Chile, rival desta noite de quarta em Itaquera, são tudo ou tudo para os próximos meses.

Titular, Fagner vai cumprir suspensão nos dois jogos diante dos chilenos. Acionado pelo treinador, Léo Príncipe, 20 anos, recebeu críticas em algumas das partidas desse ano, em especial diante do Red Bull, há duas semanas, pelo Paulistão. Por conta de uma bola no setor defendido por ele, o Corinthians sofreu gol nos instantes finais e perdeu dois pontos.

Neste momento, a direção do Corinthians busca opções para qualificar o elenco para o Campeonato Brasileiro e uma das posições onde mais se avalia a possibilidade de um reforço é a lateral direita. Apesar de ter tido o contrato renovado em dezembro por três temporadas, Léo Príncipe não é unanimidade dentro do departamento de futebol há algum tempo. Um defensor importante pela sequência a ele é o gerente de futebol Alessandro Nunes, que vê predicados no jovem jogador.

No ano passado, depois de perder Edílson para o Grêmio, Tite era reticente ao aproveitamento do garoto das divisões de base, então cedido por empréstimo para o Oeste de Itápolis, mas foi convencido pela diretoria. Mesmo assim, durante a passagem de Cristóvão Borges como treinador, o Corinthians voltou a buscar uma contratação e negociou por Gilberto, da Fiorentina-ITA - hoje, o lateral defende o Vasco.

Durante as passagens de Cristóvão e Oswaldo, quando acionado, Léo Príncipe deu boas respostas na maioria dos jogos e chegou a contribuir com um gol e uma assistência no período. Uma das cobranças internas a ele eram, justamente, por treinar e elevar seu nível de concentração e atenção à parte defensiva. Em 2017, as oscilações têm aparecido com mais frequência.

Na terça-feira, véspera do duelo com a Universidad de Chile, Carille defendeu o lateral. "Trabalhamos esse ano a questão de revelar. Temos 15 ou 16 jogadores da base no profissional. O Léo fez cinco jogos e, dos cinco, foi bem em três, correspondeu contra o Mirassol. Contra o São Paulo, uma equipe rápida, eu gostei, ele fechou bem o setor e jogou. Se você pensa em revelar, tem de buscar a melhora com vídeos, com treinos, explicando, para ter uma resposta melhor", disse o treinador.

"Se você pensa em revelar, não pode avaliar o jogador por poucos jogos. Muito se falou do Léo Jabá [jovem atacante], mas ele voltou, fez gol no Linense. Temos de tratar os garotos com bastante carinho e não é com cinco meses, em poucos meses, que a gente pode afastar o menino", declarou Carille.

Curiosamente, a outra solução futura para o setor também pode ser de um jovem. Volante, meia e também lateral direito, Guilherme Mantuan foi campeão recentemente da Copa São Paulo e tem participado de muitos trabalhos na defesa. Ele foi inscrito na Copa Sul-Americana e elogiado por Carille. "Inscrevemos pela qualidade do trabalho dele, pelos treinamentos em alto nível, porque não teremos Fagner nos dois jogos", frisou.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x UNIVERSIDAD DE CHILE

Data: 05 de abril de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Competição: Copa Sul-Americana
Árbitro: Dario Herrera (Argentina)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Ariel Scime (ARG)

CORINTHIANS: Cássio; Léo Príncipe, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô. Treinador: Fábio Carille

UNIVERSIDAD DE CHILE: Herrera; Rodríguez, Vilches, Jara e Schultz; Reyes, Espinoza e Lorenzetti; Rozas (David Pizarro), Ubilla e Mora. Treinador: Guillermo Hoyos.