Topo

Repórter chileno que filmava torcida é preso em quebra-quebra de Itaquera

Cristopher Antúnez, jornalista chileno preso na Arena Corinthians - Reprodução
Cristopher Antúnez, jornalista chileno preso na Arena Corinthians Imagem: Reprodução

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

06/04/2017 02h57Atualizada em 06/04/2017 14h30

O repórter chileno Cristopher Antúnez está entre os 26 presos pela confusão protagonizada por torcedores da Universidad do Chile na Arena Corinthians. 

De acordo com colegas de Cristopher, o jornalista veio do Chile a São Paulo para realizar a cobertura do jogo, vencido pelo Corinthians por 2 a 0 na noite de quarta-feira. Ele, a exemplo de todos os demais chilenos detidos,  foi levado ao 24º DP, na Ponte Rasa.

O profissional foi credenciado pela Rádio Universidad de Chile, no qual o repórter trabalharia para o programa La Magia Azul, segundo divulgou o Corinthians. Ele estava localizado inicialmente entre torcedores do Corinthians, no setor Sul da Arena, logo ao lado da área ocupada pelos visitantes. Antúnez foi detido enquanto fazia imagens no momento da confusão no intervalo da partida, com um telefone celular.

Na delegacia para a qual Cristopher Antúnez foi levado, colegas do jornalista, consternados pela situação, pediam ajuda aos policiais militares e alegavam que o profissional não fazia parte de torcidas organizadas, mas apenas acompanhava a movimentação e realizava imagens. Os chilenos ainda buscaram contato com o consulado de seu país em São Paulo, mas não obtiveram sucesso inicialmente. 

Com mais de 39 mil seguidores no Twitter, Cristopher divulgou imagens do jogo instantes antes de ser detido pelos policiais e até lamentou a ocorrência que deixou presos torcedores organizados (ver abaixo).

Com um trabalho bastante identificado com a equipe chilena, Antúnez já publicou o livro "2011, la historia de un equipo rebelde", que conta justamente a história do marcante time de La U que conquistou a mesma Copa Sul-Americana, pelas mãos de Jorge Sampaoli, naquela temporada.