Topo

Juiz estipula fiança e impede 23 chilenos de deixar país após briga com PM

Nacho Doce/Reuters
Imagem: Nacho Doce/Reuters

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

07/04/2017 14h46

A confusão entre chilenos e a polícia ocorrida no jogo do Corinthians e Universidad de Chile, na última quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, teve mais um capítulo nesta sexta-feira. Do grupo de 24 torcedores, 23 terão de pagar fiança para deixar a prisão e não poderão deixar o Brasil até o fim do processo. Um dos detidos após o jogo da última quarta-feira foi liberado após uma audiência de custódia na Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. A decisão foi do juiz Rubens Pedreiro Lopes.

O julgamento começou às 10h30 e durou cerca de quatro horas. O cônsul do Chile no Brasil, Alejandro Sfeir, também esteve presente no local para acompanhar os depoimentos e as decisões. Os 24 detidos foram divididos em quatro grupos. Eles passaram por uma entrevista antes da audiência.

O único torcedor liberado após a audiência mora no Brasil e é estudante da Universidade de São Paulo (USP). Dois chilenos terão de pagar cinco salários mínimos. Outros 21 precisarão desembolsar três salários mínimos. O consulado do Chile informou que não ajudará os torcedores no pagamento. 

Os torcedores chilenos foram presos em flagrante na Arena Corinthians, ainda no intervalo da partida válida pela Copa Sul-Americana. Eles respondem por crimes de lesão corporal, dano qualificado, provocar tumulto em locais de jogos, resistência qualificada e associação criminosa.

A polícia chegou a prender 26 pessoas na Arena Corinthians após a confusão iniciada pelos torcedores da Universidad de Chile. Na manhã da quinta-feira, duas pessoas foram liberadas: um jornalista e uma mulher que fazia parte do grupo de torcedores.

Os outros 24 torcedores chilenos ficaram detidos no 24º DP, na Ponte Rasa, zona leste de São Paulo. Depois, no início da noite, eles foram levados ao Instituto Médico Legal (IML), onde passaram por exame de delito. Os chilenos, então, passaram a noite no 63º DP.