Topo

Copa Sul-Americana - 2019

Recuperado de trauma da Copa do BR, Corinthians campeão busca vaga no Chile

Balbuena, Romero e Jô estarão em campo na noite desta quarta-feira - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Balbuena, Romero e Jô estarão em campo na noite desta quarta-feira Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

10/05/2017 04h00

A série de duelos de mata-mata do Corinthians chegará ao fim na noite desta quarta-feira, em Santigo. Recuperado da eliminação da Copa do Brasil e fortalecido pelo título estadual conquistado no último domingo, o time alvinegro enfrenta a Universidad de Chile pela Copa Sul-Americana - no primeiro jogo, em Itaquera, os brasileiros venceram por 2 a 0.

Para chegar a esse cenário, como campeão, o Corinthians precisou superar um trauma vivido há três semanas, quando lutava por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil (àquela altura, o time disputava ainda a semifinal do Paulistão, diante do São Paulo).

Jogando por uma vitória simples em Itaquera ou um empate sem gols, o time alvinegro acabou surpreendido pelo Inter em plena Arena Corinthians. Nos pênaltis, os gaúchos venceram por 4 a 3 - Guilherme Arana, Marquinhos Gabriel e Maycon desperdiçaram suas cobranças.

Sem tempo para abatimento, o Corinthians se reergueu rapidamente. Com um discurso único a partir do dia seguinte, mencionando a possibilidade de título no Paulistão, o time recebeu o São Paulo em Itaquera. Sem sustos, foi à final após um empate por 1 a 1.

Com uma semana inteira de preparação para a decisão contra a Ponte, os jogadores, enfim, treinaram pênaltis. E, mesmo após o 3 a 0 de Campinas, a equipe mostrou que aprendeu com a queda precoce na Copa do Brasil ao voltar a cobrar penalidades máximas no CT Joaquim Grava. Nesta terça-feira à noite, o fato se repetiu na atividade realizada no Chile.

Time pode voltar ao mata-mata somente no fim de junho

Se alcançar a classificação contra a Universidad de Chile, o Corinthians voltará a disputar uma partida de mata-mata somente no dia 28 de junho, na segunda fase da Copa Sul-Americana - o jogo de volta será no dia 26 de julho.

Até o possível duelo de ida, o Corinthians terá entrado em campo dez vezes pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro duelo do time nos pontos corridos será contra a Chapecoense, em Itaquera, no próximo sábado.

FICHA TÉCNICA

UNIVERSIDAD DE CHILE X CORINTHIANS

Data: 10 de maio de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Competição: Copa Sul-Americana (partida de volta da primeira fase)
Local: Estádio Nacional, em Santiago (CHI)
Árbitro: Daniel Fedorczuk (URU)
Auxiliares: Richard Trinidad e Carlos Pastorino (ambos do URU)

UNIVERSIDAD DE CHILE: Herrera; Rodríguez, Vilches, Jara e Schultz; Reyes, Espinoza e Lorenzetti; Rozas, Ubilla e Mora. Técnico: Guillermo Hoyos. 

CORINTHIANS: Cássio; Léo Príncipe, Balbuena, Pedro Henrique (Léo Santos) e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô. Técnico: Fábio Carille.