Topo

Mais do que vaga! Eliminar Chape é fundamental para jogo do ano no Fla

Guerrero é a principal esperança de gols do Flamengo no duelo contra a Chapecoense - Buda Mendes/Getty Images
Guerrero é a principal esperança de gols do Flamengo no duelo contra a Chapecoense Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/09/2017 04h00

O Flamengo só tem olhos para a final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, dia 27, no Mineirão. Nesta quarta-feira (20), no entanto, o Rubro-negro dá um tempo na competição nacional e se concentra na Copa Sul-Americana em busca de uma vaga nas quartas de final. Às 19h15 (de Brasília), os cariocas recebem a Chapecoense na Ilha do Urubu.

O jogo é fundamental nos bastidores do Flamengo, tanto que o técnico Reinaldo Rueda escalará força máxima na expectativa de garantir a classificação e a tranquilidade do ambiente antes do confronto decisivo pela Copa do Brasil. Uma nova eliminação, assim como aconteceu recentemente na Libertadores, seria catastrófica no Ninho do Urubu.

O elenco reconhece a importância da partida. Mais do que a manutenção do clima leve para o jogo mais importante do ano, a Sul-Americana vale a premiação de R$ 12,5 milhões ao campeão. Um possível título, inclusive, tiraria o Flamengo de uma fila de 18 anos sem levantar uma taça internacional.

Torcida do Flamengo faz a festa na Ilha do Urubu, o "caldeirão" rubro-negro - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
A diretoria do Flamengo espera pelo menos dez mil torcedores no estádio Ilha do Urubu
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo
“'Se falarmos para vocês [jornalistas] que não pensamos na final, mentiremos, mas todos os jogos são importantes. O nosso time reserva perdeu para o Paraná [eliminação na Primeira Liga] e sofremos uma pressão enorme. O foco é totalmente na Chapecoense. Sabemos que a pressão será muito grande se perdermos essa partida e formos eliminados. Temos de tratar cada um desses jogos como uma final”, afirmou o zagueiro Rhodolfo.

De acordo com o melhor cenário projetado pela diretoria do Flamengo, os títulos da Copa do Brasil e da Sul-Americana contemplariam uma boa temporada ao lado do invicto Campeonato Carioca. Ao menos uma das taças está nos planos do Rubro-negro e a cobrança interna existe em relação a isso. Classificar e seguir tranquilo até o dia 27 é a meta.

“Trabalhamos pela classificação. É um jogo difícil e precisamos de atenção com possíveis surpresas. Jogamos em casa e contamos com a ajuda do torcedor para que o Flamengo passe de fase na Sul-Americana”, encerrou o lateral Pará.

O primeiro jogo terminou empatado por 0 a 0. O Flamengo precisa de uma vitória simples para avançar. Empate com gols dá a vaga aos catarinenses. Em caso da repetição do placar da partida inaugural, a classificação será definida nos pênaltis.

FLAMENGO X CHAPECOENSE

Data/hora: 20/09/2017, às 19h15 (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Michael Espinoza (PER)
Auxiliares: Stephen Atoche (PER) e Michael Orue (PER)

Flamengo
Diego Alves; Rodinei, Réver, Rhodolfo (Juan) e Pará; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton Ribeiro, Berrío (Geuvânio) e Guerrero
Técnico: Reinaldo Rueda

Chapecoense
Jandrei; Apodi, Douglas Grolli, Fabrício Bruno e Diego Renan; Moisés Ribeiro, Lucas Mineiro e Lucas Marques; Penilla (Túlio de Melo), Wellington Paulista e Arthur Caike
Técnico: Emerson Cris