Topo

Destino de Guerrero e vaga na final. Fla vive dia decisivo para futuro

O atacante Paolo Guerrero e o Flamengo terão uma quinta-feira decisiva pela frente  - DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O atacante Paolo Guerrero e o Flamengo terão uma quinta-feira decisiva pela frente Imagem: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/11/2017 04h00

A quinta-feira (30) será um dos dias mais importantes para o Flamengo em 2017. O Rubro-negro terá duas decisões com impacto direto no futuro do futebol. O destino do atacante Guerrero começará a ser sacramentado pela Fifa, na Suíça. Enquanto na Colômbia, às 22h30 (de Brasília), o clube da Gávea lutará por uma vaga na final da Copa Sul-Americana contra o Junior Barranquilla-COL.

O dia dos rubro-negros terá início às 11h (de Brasília). Em Zurique, Paolo Guerrero será julgado por ter testado positivo para benzoilecgonina - principal metabólito da cocaína - em exame antidoping realizado após o jogo entre Peru e Argentina, no dia 5 de outubro. Suspenso preventivamente pela Fifa, o camisa 9 pode ser advertido ou banido por até quatro anos.

É provável, no entanto, que o resultado do julgamento não seja conhecido logo após a audiência. Faz parte do trâmite da Fifa. O veredicto pode sair até a próxima segunda-feira (4). Se Guerrero for punido, a defesa recorrerá ao Tribunal de Apelação da Fifa. Caso persista, ao CAS (Corte Arbitral do Esporte).

O resultado é fundamental para a programação do Flamengo. O peruano tem contrato até 10 de agosto de 2018 e uma longa punição obrigará o clube a ir ao mercado buscar um substituto de peso para comandar o setor ofensivo em 2018. É um passo decisivo no planejamento para a próxima temporada e que pode demorar alguns capítulos, embora o primeiro estágio seja considerado imprescindível nos bastidores da Gávea.

Depois de Guerrero, a outra decisão do Flamengo será em Barranquilla. O time venceu o Junior por 2 a 1 na primeira partida da semifinal e pode até empatar para ir à final da Copa Sul-Americana contra o Independiente-ARG. Caso seja derrotado pelo mesmo placar, a vaga nos dois jogos decisivos será conhecida nos pênaltis.

Desfalcado e com uma crise técnica envolvendo os goleiros, o Rubro-negro chega enfraquecido psicologicamente para o duelo. A dúvida é sobre o jogador que será escolhido para a posição. Alex Muralha, César e Thiago viajaram com a delegação.

Chegar à final da Copa Sul-Americana e conquistar o título “salvaria” o ano Rubro-negro, já que a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores estaria garantida. Para isso, será necessário driblar a crise que se instalou nos bastidores e surpreender em um final de ano dramático.

“Apoiaremos quem for o escolhido. O Flamengo tem pressão até no treinamento. É importante estarmos juntos na hora da decisão”, decretou o volante Cuéllar, que já atuou no mandante desta noite e conhece bem as armadilhas que o Rubro-negro terá de superar para manter vivo o sonho de um fim de 2017 mais tranquilo.

JUNIOR BARRANQUILLA-COL X FLAMENGO

Data/hora: 30/11/2017, às 22h30 (de Brasília)
Local: Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Auxiliares: Claudio Rios (CHI) e José Retamal (CHI)

Junior Barranquilla-COL
Viera; David Murillo, Pérez, Arias e Gutiérrez; Narváez, Pico, Cantillo e Luis Díaz (Mier); Yimmi Chará e Teo Gutiérrez
Técnico: Julio Comesaña

Flamengo
César (Alex Muralha); Pará, Réver, Juan e Trauco (Renê); Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton Ribeiro, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu
Técnico: Reinaldo Rueda