Topo

Rueda foi mentor de título da Chape. E pode conquistá-lo um ano depois

O colombiano Reinaldo Rueda tem a chance de conquistar a Copa Su-Americana - Gilvan de Souza/ Flamengo
O colombiano Reinaldo Rueda tem a chance de conquistar a Copa Su-Americana Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, em Buenos Aires (Argentina)

06/12/2017 04h00

Há pouco mais de um ano, o Brasil e o mundo do futebol choraram as mortes das 71 pessoas que estavam no voo da LaMia para Medellín, onde a Chapecoense disputaria contra o Atlético Nacional-COL a primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana. As finais não aconteceram, mas houve um clube campeão. E muito por obra de Reinaldo Rueda.

A Chapecoense foi aclamada vencedora da competição em um gesto de grandeza dos colombianos. Um ano depois, como obra do destino, o técnico do Flamengo tem a chance de conquistar o mesmo título que fez questão de entregar ao clube catarinense. O desafio começa nesta quarta-feira (6), contra o Independiente-ARG, às 21h45 (de Brasília), em Avellaneda.

Na época do acidente, Rueda foi o primeiro a sinalizar ao presidente do Nacional sobre a decisão do futebol do clube. Rapidamente, a ideia tomou forma e parou na Conmebol. A partir daí, foi apenas esperar a oficialização por parte da entidade e celebrar o título que emocionou a todos.

O comandante colombiano se recorda bem de alguns passos importantes em meio ao momento dramático do esporte mundial.

"Foi um dia muito triste para todos no futebol e no mundo. Creio que uma lição. Nos fez refletir sobre a vida e o valor do adversário. Foi uma situação absolutamente difícil. Conversamos com presidente, diretoria e sabíamos que não havia sentido em jogar. A vida estava terminada para Chapecó, Caio Júnior e jogadores. Acabou para o Nacional também. Não tem sentido aspirar o título contra um adversário que não existia mais. A decisão de reconhecer a Chapecoense campeã foi absolutamente correta. Uma memória póstuma", afirmou.

Além da possibilidade de conquistar um título importante, o recém-chegado Rueda manteve a média de alcançar decisões continentais nos últimos anos. Ele sonha em vencer mais uma, o que seria fundamental para reafirmar o trabalho no futebol brasileiro, onde ainda é visto com cautela, principalmente pelo histórico delicado de treinadores estrangeiros no país.

"São situações do destino. Os deuses do futebol desejaram que participássemos. Temos a satisfação de jogar uma final deste porte. Tomara que possamos levantar a taça", encerrou.

INDEPENDIENTE-ARG X FLAMENGO

Data/hora: 06/12/2017, às 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio Liberadores de América, em Avellaneda (Buenos Aires)
Árbito: Mario Diaz de Vivar (PAR)
Auxiliares: Milciades Salvivar (PAR) e Dario Gaona (PAR)

Independiente-ARG
Campaña; Bustos, Franco, Tagliafico e Silva; Domingo, Rodríguez, Meza, Barco e Sanchez Miño (Martin Benítez); Gigliotti
Técnico: Ariel Holan

Flamengo
César; Pará, Réver (Rhodolfo), Juan e Trauco; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Everton Ribeiro, Everton (Lucas Paquetá) e Felipe Vizeu
Técnico: Reinaldo Rueda