Torcida do Fla em Buenos Aires nasceu por acaso e vive auge com final

Vinicius Castro

Do UOL, em Buenos Aires (Argentina)

  • Divulgação

    A Fla Buenos Aires reunida na capital argentina: mobilização para a decisão

    A Fla Buenos Aires reunida na capital argentina: mobilização para a decisão

Cerca de 50 torcedores do Flamengo residentes em Buenos Aires viverão uma emoção única nesta quarta-feira (6). Eles fazem parte do consulado oficial do clube na capital argentina e pela primeira vez acompanharão o Rubro-negro em uma final na cidade que escolheram para viver. Todos estarão em Avellaneda para apoiar o clube brasileiro na primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana contra o Independiente, às 21h45 (de Brasília).

O auge do consulado começou na última segunda-feira (4). Uma recepção com muita festa foi preparada para a chegada da delegação do Flamengo a Buenos Aires. Na terça-feira (5), uma confraternização reuniu residentes e brasileiros que desembarcaram na capital argentina para acompanhar a final. Todos estão felizes com a oportunidade, já que o começo da reunião de amigos para seguir o Rubro-negro aconteceu quase que por acaso.

Natural de Niterói, o engenheiro civil Gabriel Leite Inácio, de 26 anos, se mudou para Buenos Aires em novembro de 2015. Ele decidiu passar uns meses na Argentina, conseguiu emprego e fixou residência. Fanático pelo clube, o flamenguista sofria para acompanhar os jogos pela Internet. Incomodado, encontrou nas redes sociais torcedores com a mesma paixão e que estavam próximos para apoiar o clube do coração.

Deu certo. A mobilização começou tímida e passou a agregar cada vez mais torcedores. Eles escolheram um bar como ponto de encontro oficial e reuniram os requisitos necessários para solicitar ao Flamengo o título de consulado oficial.

"Um amigo mora em Lisboa e contou sobre a possibilidade de nos tornarmos um órgão oficial. Tínhamos cinco sócios-torcedores no grupo e mandamos um e-mail para a diretoria do Flamengo. Deu tudo certo. A nossa missão é defender o clube aqui em Buenos Aires. Temos redes sociais, ajudamos os torcedores que se deslocam para cá. Tudo pelo Flamengo", contou Gabriel.

Ele faz parte da diretoria da Fla Buenos Aires junto com os amigos Oscar, Rafael, João Paulo e Francisco. Todos já pisaram em diversos estádios para manifestar a paixão pelo Flamengo. Só que acompanhar uma decisão é um sonho que estão realizando. O grupo não esperava que isso acontecesse tão cedo, mas agora só quer celebrar o título da Copa Sul-Americana. Um batismo de ouro para quem nem pensava em existir há alguns anos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos