Topo

São Paulo pode pegar Vasco ou Botafogo na Sul-Americana; confira o cenário

Segunda fase do torneio continental pode ter confronto entre brasileiros e até clássico - false
Segunda fase do torneio continental pode ter confronto entre brasileiros e até clássico

Do UOL, em São Paulo

25/05/2018 04h00

O encerramento da fase de grupos da Copa Libertadores definiu, nesta quinta-feira (24), todos os times envolvidos na segunda fase de outro torneio continental: a Copa Sul-Americana. São seis brasileiros entre os 32 concorrentes, e o sorteio do próximo dia 4 pode definir um clássico nacional ou até estadual.

Os brasileiros envolvidos são Vasco da Gama, Botafogo, Atlético-PR, Bahia, Fluminense e São Paulo. De acordo com o regulamento da competição, o Vasco fica no pote 1 por ter saído da Libertadores, mesmo destino do Botafogo, que teve uma das seis melhores campanhas nas fases anteriores da Sul-Americana. Os demais brasileiros, por não se encaixarem nesses dois critérios, ficam no pote 2 (confira os potes mais abaixo).

Além da dupla de alvinegros cariocas, o pote 1 conta com nomes de peso como Peñarol (URU) e Independiente Santa Fe (COL); todos eles têm o mando de campo da partida de volta. Já o segundo pote equilibra as forças por ter San Lorenzo e o vice-campeão da última Libertadores, Lanús.

Como funciona o sorteio?

A segunda fase reúne os 22 times que se classificaram na primeira fase aos dez que vieram da Copa Libertadores (dois que caíram na fase preliminar e oito terceiros colocados da fase de grupos). As 32 equipes são divididas em dois potes: os eliminados da Libertadores se unem aos seis times de melhor campanha na Sul-Americana para formar o pote 1, enquanto os outros 16 concorrentes formam o pote 2. O sorteio opõe os dois potes e já determina o chaveamento até a final.

POTE 1

Vasco da Gama
Botafogo
Defensor (URU)
Peñarol (URU)
Santa Fe (COL)
Junior Barranquilla (COL)
Bolívar
Nacional (URU)
Millonarios (COL)
Banfield (ARG)
Jorge Wilstermann (BOL)
Colón (ARG)
Sport Huancayo (PER)
Temuco (CHI)
Cerro (URU)
El Nacional (EQU)

POTE 2

São Paulo
Atlético-PR
Fluminense
Bahia
Defensa y Justicia (ARG)
Lanús (ARG)
San Lorenzo (ARG)
Deportivo Cali (COL)
Deportivo Cuenca (EQU)
LDU (EQU)
General Díaz (PAR)
Nacional (PAR)
Sol de América (PAR)
Boston River (URU)
Rampla Juniors (URU)
Caracas (VEN)