São Paulo vence Colón por 1 a 0, mas dá adeus à Sul-Americana nos pênaltis

Do UOL, em São Paulo

  • MARCELO MANERA / AFP

    Nenê disputa a bola durante a partida contra o Colón, da Argentina

    Nenê disputa a bola durante a partida contra o Colón, da Argentina

São Paulo mostrou disposição, ganhou por 1 a 0 no tempo normal, mas não conseguiu evitar a eliminação na Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (16), no lotado estádio Brigadier General Estanislao López, em Santa Fé, na Argentina, o time misto do Tricolor perdeu nos pênaltis para o Colón por 5 a 3, após Bruno Alves desperdiçar o seu chute. 

Confira os gols aqui.

Nos 90 minutos, o gol foi marcado por Liziero, que balançou as redes pela primeira vez como profissional. Mas brasileiros, que de olho no nacional pouparam titulares, precisavam de um resultado positivo, pois a equipe havia perdido o primeiro duelo do mata-mata, no Morumbi, por 1 a 0.

Na próxima fase da competição continental, os argentinos vão enfrentar o Junior Barranquilla, da Colômbia - com data a definir. Já o Tricolor, que não conquista um título desde a Sul-Americana de 2012, só vai disputar o Brasileiro até o fim do ano.

Líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo volta a jogar neste domingo, no Morumbi, contra a Chapecoense. Antes disso, a delegação encara uma maratona para deixar a Argentina. Nesta sexta (17), às 6h55, o elenco sai do hotel, em Santa Fé, na Argentina, e começa a viagem para a capital paulista. Já à tarde, no CT da Barra Funda, está programada a reapresentação dos atletas.

Diego Souza viu pela televisão

Um dos principais destaques do São Paulo nesta temporada, o atacante não viajou para a Argentina. O técnico Diego Aguirre preferiu poupar o camisa 9, que havia se envolvido em polêmica no primeiro confronto do mata-mata (trocou agressão com o zagueiro Ortiz) e disputado os últimos 14 confrontos como titular.

Mistão e estreia de Carneiro titular

Preocupado com o desgaste de seus jogadores, Aguirre poupou parte do elenco nesta quinta (16). A principal novidade ficou por conta da entrada de Gonzalo Carneiro. Totalmente recuperado de pubalgia, o uruguaio, de 22 anos, fez sua primeira partida como titular do Tricolor. O uruguaio pouco produziu e deu lugar para Tréllez no segundo tempo. 

Pressão e bola no travessão de Nenê

Apesar de ter a vantagem do empate, o Colón não adotou uma postura tão defensiva, como no primeiro jogo do mata-mata. Desta maneira, o São Paulo teve mais espaço e criou boas oportunidades. O Tricolor chegou até a pressionar o adversário no primeiro tempo e por pouco não fez o gol ainda antes dos 20 minutos do primeiro tempo. Nenê cobrou falta, que parou no travessão de Burián.  

Resposta dos argentinos

No decorrer do primeiro tempo, os argentinos exploraram os contragolpes e tiveram algumas chances de balançar as redes. Geralmente, pela direita, com Toledo, o time levaram algum perigo.

Aguirre mexe no time

Para tentar dar mais qualidade ao São Paulo, Aguirre promoveu duas mudanças no intervalo. Bruno Peres entrou no lugar de Araruna, na lateral direita, enquanto Everton substituiu Lucas Fernandes na esquerda. 

Donos da casa quase marcam

O Colón ficou perto de abrir o placar no início do segundo tempo. Com destaque para o meia Leonardo Heredia, os argentinos pressionaram. Jean foi obrigado a trabalhar para evitar o gol dos donos da casa. Já o São Paulo passou a tentar atacar mais pelas pontas, com Everton e Bruno Peres.

Argentino salva em cima da linha

O São Paulo pressionou bastante no segundo tempo e quase abriu o placar com Everton. Depois de bobeira da zaga adversária, o ponto tricolor mandou para o gol, mas o zagueiro Godoy conseguiu tirar em cima da linha.

Lizieiro marca o primeiro como profissional

Com Everton, o São Paulo mudou a sua postura e passou a pressionar mais o adversário. A disposição surtiu o efeito esperado e o Tricolor conseguiu fazer o primeiro. Após rebote em cobrança de escanteio, Liziero acertou um belo chute de esquerda. Esse foi o primeiro gol do volante como profissional. 

São Paulo fica com um a menos

Para complicar ainda mais a vida do Tricolor, a partir dos 36 minutos do segundo tempo a equipe ficou com um jogador a menos. Liziero sentiu lesão e teve de deixar o gramado. Como Aguirre já havia feito as três substituições, não foi possível colocar alguém no lugar do volante.

Pênaltis

Nos pênaltis, os três primeiros cobradores do São Paulo (Nenê, Reinaldo, Hudson), enquanto Bruno Alves errou a quarta cobrança. Como os argentinos acertaram todos os seus chutes, o Tricolor foi eliminado.

O pior: Araruna

Marcelo MANERA / AFP
Na lateral direita, o volante não conseguiu mostrar serviço. Quando acionado, não deu sequência às jogadas, e também quase comprometeu ao falhar em alguns lances. 

O melhor: Everton

Entrou no segundo tempo e mudou a cara do jogo. Deu mais velocidade e qualidade ao time do São Paulo.

Ficha técnica

Colón x São Paulo

Copa Sul-Americana - jogo de volta - segunda fase

Data: 16 de agosto de 2018
Local: Estádio Brigadier General Estanislao López,em Santa Fé, na Argentina
Árbitro: Mario Díaz de Vivar (Paraguai)
Auxiliares: Guillermo Ortiz, Eduardo Cardozo e Carlos Cáceres (ambos do Paraguai)
Cartões amarelos: Javier Correa e Emmanuel Olivera (Colón); Araruna, Anderson Martins (São Paulo
Gol: Liziero aos 26 minutos do 2º tempo
Pênaltis: Colón: Alan Ruiz (converteu), Marcelo Estigarribia (converteu), Javier Correa (converteu), Matías Fritzler (converteu), Ortiz (converteu); São Paulo: Nenê (converteu), Reinaldo (converteu), Hudson (converteu), Bruno Alves (errou)

Colón: Leonardo Burián; Gustavo Toledo, Erik Godoy, Guillermo Ortiz e Emmanuel Olivera; Matías Fritzler, Gonzalo Escobar, Leonardo Heredia (Adrían Bastía) e Marcelo Estigarribia; Alan Ruiz e Javier Correa. Técnico: Eduardo Domínguez

São Paulo: Jean; Araruna (Bruno Peres), Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Hudson, Liziero e Nenê; Joao Rojas, Gonzalo Carneiro (Tréllez) e Lucas Fernandes (Everton). Técnico: Diego Aguirre.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos