Topo

Com casa cheia, Botafogo vence Nacional-PAR e pega o Bahia na Sul-Americana

Rodrigo Lindoso fez o gol da vitória e da classificação do Botafogo na Sul-Americana - Thiago Ribeiro/AGIF
Rodrigo Lindoso fez o gol da vitória e da classificação do Botafogo na Sul-Americana Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/08/2018 21h26

O clima era favorável e o Botafogo não decepcionou. A vitória por 2 a 0 sobre o Nacional-PAR foi o suficiente para o time se classificar para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os gols marcados por Rodrigo Lindoso e Leo Valencia levaram ao delírio a torcida, que fez sua parte e lotou o Nilton Santos.

Clique aqui e veja os gols de Botafogo 2 x 0 Nacional

Na próxima fase, o Botafogo encara agora o Bahia nas oitavas de final da Sul-Americana. O Alvinegro volta a campo no domingo, quando receberá o Atlético-MG, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

Quem foi bem? Leo Valencia

O apoiador teve a melhor atuação com a camisa do Botafogo. Ele deu a assistência e ainda marcou o seu nos minutos finais. Além disso, criou várias oportunidades e ainda se empenhou na defesa.

Quem foi mal? Renatinho

Foi pouco participativo e mostrou que sente falta de ritmo de jogo. Fica claro, no entanto, que o jogador tem potencial para desenvolver com a camisa do Botafogo e deve ter mais oportunidades.

Torcida faz a festa, mas sofre com horário

A torcida do botafogo fez lindo espetáculo. Comprou todos os ingressos colocados a venda e lotou o Nilton Santos. Na entrada dos atletas, uma linda festa foi feita. O problema é que o jogo iniciou às 19h30 e muita gente ainda estava entrando no estádio. Isso, no entanto, não tirou o brilho da festa.

Arbitragem anula gol do Botafogo

Precisando da vitória, o Botafogo partiu para cima do Nacional-PAR. Aos 19min, o time chegou a abrir o placar, mas viu o lance ser anulado. Leo Valencia jogou na área, mas Igor Rabelo estava impedido. Os atletas reclamaram que o toque na bola foi de Velázquez, o que resultaria em um novo lance. Porém, como Rabello dividiu a bola fica configurada a interferência ilegal no lance.

Botafogo se impõe e pressiona adversário

O gol impedido, no entanto, era apenas uma amostra do que estava fazendo o Botafogo. Com a bola nos pés, o time dominava o adversário e fazia valer a pressão dos quase 40mil botafoguenses no Nilton Santos. Igor Rabelo quase abriu o placar em cabeçada. Moisés, por sua vez, arrancou suspiros da torcida com chute de longe.

Goleiro do Nacional se choca com Luiz Fernando e fica grogue

Aos 26min, um susto. Lindoso fez lançamento para Luiz Fernando, que tentou alcançar a bola, mas viu Rojas sair da área e afastar o perigo. Os dois se chocaram de cabeça e o goleiro paraguaio levou a pior. Ele caiu grogue e teve que ser atendido. Menos mal que ele voltou a jogar normalmente após alguns minutos.

Lindoso abre o placar

De tanto insistir, o Botafogo finalmente abriu o placar aos 37min do primeiro tempo. Leo Valencia cobrou falta com qualidade e viu Rodrigo Lindoso subir mais que os adversários e cabecear firme para o fundo das redes: 1 a 0. O resultado já era suficiente para classificar o Alvinegro para as oitavas de final.

Rojas evita gol de Carli

Logo na volta do intervalo, o Botafogo quase fez o segundo gol. Em mais um bom cruzamento de Leo Valencia, Carli apareceu livre no segundo pau para cabecear firme para o gol. O problema é que Rojas fez grande defesa e manteve o 1 a 0 no placar.

Valencia e Aguirre acertam a trave

A postura do Botafogo no segundo tempo era correta. Mesmo com a vitória parcial garantindo a classificação, o Alvinegro buscava o segundo gol. E por duas vezes o time chegou muito perto. Leo Valencia carimbou a trave aos 6min. Já aos 12min foi a vez de Aguirre acertar a outra trave em uma bomba de fora da área.

Em 1ª investida, Nacional quase empata

O Nacional veio disposto a se defender, mas a derrota parcial fez o time se ver obrigado a atacar. E isso ocorreu pela primeira vez aos 25min do segundo tempo. O Nilton Santos chegou a ficar calado por um instante, quando Vieyra chutou fraco e viu a bola sair pela linha de fundo.

Carli perde gol feito

Herói do título Carioca ao fazer o gol do título, Joel Carli teve oportunidade de repetir a dose nesta quinta-feira. O zagueiro, no entanto, não mostrou a mesma mira de meses atrás. Após desvio, a bola sobrou limpa para o argentino empurrar para as redes, mas ele pegou mal na bola e mandou alto demais.

Leo Valencia faz golaço e define classificação

Um dos jogadores mais questionados e que estava no olho do furacão por reclamar nas redes sociais, Leo Valencia teve boa atuação. No fim do duelo, foi agraciado com um verdadeiro golaço, que garantiu o Botafogo nas oitavas de final.

BOTAFOGO 2 X 0 NACIONAL-PAR

Data e hora: 16/08/2018, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Diego Bonfa e Maximiliano Del Yesso (ARG)
Gols: Rodrigo Lindoso, aos 37min do primeiro tempo; Leo Valencia, aos 43min do segundo tempo
Cartões amarelo: Rodrigo Lindoso e Leo Valencia (BOT) Montiel (NAC)

Botafogo
Saulo; Marcinho, Rabello, Carli e Moisés; Lindoso, Matheus Fernandes, Valência, Luiz Fernando e Renatinho (Pimpão); Aguirre (Brenner)
Técnico: Zé Ricardo

Nacional-PAR
Rojas; Franco (Cardozo), Velásquez, Paniagua e Montiel; Alegre (Baéz), Minõ, Arguello (Vieyra) e Clarke, Santacruz e Barreiro
Técnico: C. Ayala