Topo

Pedro marca seu 19º gol no ano, Flu bate Defensor e segue na Sul-Americana

Fluminense voltou de Montevidéu com a vaga - REUTERS/Javier Calvelo
Fluminense voltou de Montevidéu com a vaga Imagem: REUTERS/Javier Calvelo

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/08/2018 23h36

O Fluminense visitou o Defensor e vai desembarcar no Rio com a vaga para as oitavas de final da Sul-Americana. Em um jogo sem maiores emoções em Montevidéu, os cariocas venceram por 1 a 0, com um gol do artilheiro Pedro (seu 19º gol no ano), um resultado mais que suficiente para que o time siga a competição, já que venceu o jogo de ida por 2 a 0.

Com o passaporte carimbado, o Tricolor terá pela frente o Deportivo Cuenca, do Equador, na próxima fase. No domingo, o time encara o América-MG, 19h, no Independência, em jogo válido pelo Brasileiro.

Ayrton Lucas vai bem

Ayrton Lucas - AP Photo/Matilde Campodonico - AP Photo/Matilde Campodonico
Imagem: AP Photo/Matilde Campodonico

Favorecido pelo "novo" esquema do Flu, Ayrton Lucas voltou a ser protagonista em uma partida do time este ano. Com três zagueiros, o lateral virou ala e foi a melhor válvula de escape tricolor. Seu jogo cresceu com a presença de Matheus Alessandro, que se mexeu muito e ajudou a abrir a defesa uruguaia.

Marcelo à moda Abel

Marcelo Oliveira - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Assim que chegou no clube, Marcelo Oliveira logo avisou que o esquema com três zagueiros, desenho adotado por Abel Braga, não era seu preferido. Contra o Defensor, o treinador, no entanto, optou por esta formação.

Em vez de Marcos Jr, o zagueiro Ibañez foi a campo. O plano era dar mais liberdade aos alas e "espelhar" a disposição tática do Flu com a do Defensor.

Flu administra

Com a vantagem por 2 a 0, o Fluminense tratou de cozinhar o jogo na primeira etapa, e teve sucesso na missão. Diante de um adversário frágil, o time permaneceu bem postado e não sofreu um sufoco sequer. Confortável, o time também não se arriscou muito na frente e pouco chegou ao gol dos "violetas", que tentaram apenas uma ou outra conclusão de fora da área.

Deixa disso

O técnico Eduardo Acevedo foi reclamar com o juiz por um suposto pênalti do Flu no fim da primeira etapa. As duas delegações se estranharam e houve a intervenção da turma do "deixa disso" para acalmar os ânimos. Sem maiores consequências, as equipes foram para o vestiário.

Jogo melhora

Com a sorte do confronto praticamente definida, o Defensor voltou com uma postura mais ofensiva para a última metade do duelo.

Antes acanhado, o Defensor teve sua primeira grande chance no jogo aos 8 minutos, quando Júlio César defendeu bom chute de Rabuñal. O Flu se fechou um pouco demais e viu seu goleiro salvar novamente em conclusão de López.

Apesar da mudança no desenho da partida, os tricolores aguentaram a pressão momentânea, ocuparam mais o campo contrário e chegaram ao gol da vitória com Pedro, que aproveitou passe de Gilberto para tocar com categoria por cima do goleiro. Que venham os equatorianos.

Ao estilo Dele Alli

A comemoração de Dele Alli virou meme na internet e chegou ao Flu. Após o gol de Pedro, ele e o lateral Gilberto tentaram copiar o jogador do Tottenham. O gesto parece simples, mas parece de execução complicada. Com a mão na testa, o atleta uniu dois dedos em volta do olho.

Gringo com moral

O equatoriano Sornoza ganhou a faixa de capitão das mãos de Marcelo Oliveira. Em vez do zagueiro Gum, o treinador optou por deixar o posto com o camisa 10.

Em campo, o meia não foi brilhante, mas foi quem mais arriscou arremates pelo Fluminense.

Meio a meio

Fluruguay - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Luis Franzini estava bem vazio para a partida desta quinta. Com o desânimo da torcida local, quem se deu bem foi o Flu, que viu sua torcida praticamente dividir o estádio em Montevidéu.

Presença "local"

Ao menos uma centena de torcedores da Fluruguay, composta por tricolores que moram no país vizinho, esteve presente no Luiz Franzini. O grupo fez muito barulho e apoiou todo o jogo. 

FICHA TÉCNICA
DEFENSOR X FLUMINENSE

Data: 16 de agosto de 2018
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local:  Luiz Franzini, em Montevidéu (URU)
Árbitro:  Roberto Tobar (CHI)
Auxiliares:  Carlos Astroza (CHI) e Jose Retamal (CHI)
Gols: Pedro, aos 32 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Airton, Ayrton Lucas (FLU); Correa, Cardacio, Suárez, Rivero (DEF)
Cartões vermelhos:

DEFENSOR
Reyes, Suárez, Correa, Maulella; Cardacio, Rabunãl, Piquerez (Boselli) e Goñi (Rivero) e M. Correa (Cristóbal); Navarro e López.
Técnico: Eduardo Acevedo

FLUMINENSE
Júlio César; Gilberto, Gum, Ibañez, Digão e Ayrton Lucas; Airton (Richard), Jádson (Mateus Norton) e Sornoza, Matheus Alessandro (Everaldo) e Pedro.
Técnico: Marcelo Oliveira