Topo

Copa Sul-Americana - 2019

Flu terá torcida de uruguaios apaixonados pelo clube contra Defensor

Torcida Fluruguay marca presença em jogo do Tricolor - Divulgação
Torcida Fluruguay marca presença em jogo do Tricolor Imagem: Divulgação

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/08/2018 04h00

Uma revista sobre os maiores clubes do mundo despertou a paixão dos irmãos Francisco e Javier Legnani pelo Fluminense. Passados 27 anos, a Fluruguay é uma espécie de confraria que reúne 150 tricolores que vivem no país vizinho. Uma curiosidade que despertou um amor.

Nesta quinta, as 21h45, estes apaixonados estarão na arquibancada do Luiz Franzini, local da partida entre Flu e Defensor, pela Sul-Americana, em mais um capítulo a ser escrito por esses aventureiros.

Um dos principais articuladores do grupo, o advogado Daniel Macri é um deles. Para ver o time do coração, já cruzou o Rio da Prata para ver o Flu empatar por 2 a 2 diante do Boca Juniors. Após o jogo, festa em Buenos Aires, uma viagem de trem e outra de barco para regressar diretamente ao trabalho.

Fluruguay - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

“Já acompanhamos muitas vezes o Fluminense fora do Uruguai. Na Argentina foram muitas partidas. E no Brasil sempre vamos aos jogos contra Grêmio e Inter, encaramos 13 horas de estrada até Porto Alegre para ver o Fluminense lá”, disse Macri.

Com o Tricolor no quintal de casa, a vida dos “fluruguaios” e dos torcedores que vierem do Brasil será facilitada nesta quinta. Com a ajuda dos anfitriões, o grupo está coordenando uma confraternização para marcar a passagem pelo país vizinho. O almoço está marcado para o tradicional Mercado do Porto, e horas antes do confronto os presentes partirão de uma praça até o estádio do rival.

Fluruguay - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

“A Fluruguay está espalhada por todo o país. O maior número de integrantes está nas cidades de Pando e Canelones. Às vezes nos reunimos em partidas importantes e assistimos juntos, mas as distâncias fazem com que a torcida se reúna uma duas vezes por ano”, contou Macri, que crê em jogo duro contra o Defensor.

Tamanha devoção rendeu títulos de sócios-honorários dados pelo clube aos Legnani e a Macri. Para tornar a festa mais completa, o trio tenta liberar a entrada de bandeiras maiores junto às autoridades, mas as normas da Confederação Sul-Americana estipulam dimensões máximas para este tipo de material.

No jogo de ida, o Fluminense bateu os “violetas” por 2 a 0 e o excesso de cera por parte dos adversários irritou o time de Marcelo Oliveira. Para tentar avançar no torneio continental, o técnico ainda não sabe se contará com o volante Airton, que se recupera de torção no tornozelo.  “Em casa” em Montevidéu, apoio não vai faltar para avançar e manter o sonho de um título internacional.

Fluruguay - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

FICHA TÉCNICA
DEFENSOR X FLUMINENSE

Data: 16 de agosto de 2018
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local:  Luiz Franzini, em Montevidéu (URU)
Árbitro:  Roberto Tobar (CHI)
Auxiliares:  Carlos Astroza (CHI) e Jose Retamal (CHI)

DEFENSOR
Reyes, Correa, Maulella e Carrera; Suarez, Cardacio, Rabunãl e Goñi e Cougo; Waterman e López.
Técnico: Eduardo Acevedo

FLUMINENSE
Júlio César; Gilberto, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Airton (Richard), Jádson e Sornoza; Marcos Júnior, Júnior Dutra e Pedro.
Técnico: Marcelo Oliveira