Topo

Bahia e Atlético-PR iniciam duelo brasileiro por sonho sul-americano

Bahia e Atlético-PR iniciam disputa brasileira por uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana -  Jason Silva/AGIF
Bahia e Atlético-PR iniciam disputa brasileira por uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana Imagem: Jason Silva/AGIF

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

24/10/2018 04h00

Campeões brasileiros e forças regionais, Bahia e Atlético-PR jogam nesta quarta-feira (24) em Salvador a primeira partida das quartas de final da Copa Sul-Americana em busca de um sonho: integrar um seleto grupo de clubes brasileiros campeões continentais. Quem avançar, representará o Brasil contra Nacional-URU ou Fluminense, no que pode ser outra decisão brasileira – e já garantiria um time do país na decisão.

O Furacão já esteve bem perto da glória. Finalista da Copa Libertadores em 2005, o clube foi semifinalista da Sul-Americana no ano seguinte, mas parou no Pachuca, do México, que seria o campeão. Por sua vez, o Tricolor de Aço já igualou sua melhor temporada continental. O clube chegou às quartas de final da Libertadores em 1960, na primeira edição. E nunca havia passado das oitavas de final da Sul-Americana, que disputa pela quinta vez. O Atlético joga a competição pela sétima vez.

Para avançar, o Atlético tentará vencer um adversário da Série A fora de casa pela primeira vez no ano. Em 15 jogos no Brasileirão, nenhuma vitória. Em contrapartida, na Sul-Americana, melhor campanha e vitórias sobre Peñarol e Caracas. “Fora de casa nós perdemos só um jogo nessa competição (para o Newell’s Old Boys). Sabemos que o Bahia tem a força da sua torcida e impõe um ritmo grande aqui. Mas, como se trata de mata-mata, acreditamos em uma partida mais equilibrada”, disse o meia-atacante Nikão.

Já o Bahia terá problemas para montar o time que encara o Furacão. Gilberto sente dores no joelho e deve ceder lugar à Edigar Junio, revelado no Atlético. O meia Élber também é problema para o técnico Enderson Moreira, lesionado. Paulinho deve ganhar a vaga. Por fim, a Conmebol anunciou suspensão de dois jogos para o lateral Léo, expulso na fase anterior contra o Botafogo. Ele cumpriu a automática e precisa cumprir mais uma.

FICHA TÉCNICA

BAHIA X ATLÉTICO-PR

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Motivo: Quartas de final da Copa Sul-Americana – jogo de ida
Data: Quarta-feira, 24 de outubro de 2018
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Diego Bonfa (ARG) e Gustavo Rossi (ARG)
VAR: Gery Vargas (BOL), auxiliado por Nicolas Gallo (COL) e Hernan Maidana (ARG)

BAHIA
Douglas; Nino, Jackson, Lucas Fonseca e Paulinho; Gregore, Nilton (Flávio) e Ramires; Zé Rafael, Edigar Junio e Vinícius.
Técnico: Enderson Moreira.

ATLÉTICO-PR
Santos; Jonathan, Paulo André, Léo Pereira e Renan Lodi; Welington (Bruno Guimarães), Lucho Gonzales e Raphael Veiga; Nikão, Marcelo Cirino e Pablo.
Técnico: Tiago Nunes.