Topo

Corinthians pode encarar argentino na Sul-Americana; veja como será sorteio

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

17/12/2018 15h34

Marcado para a noite desta segunda-feira (17), o sorteio da Copa Sul-Americana 2019 pode colocar os brasileiros Corinthians, Santos, Botafogo, Bahia, Fluminense e Chapecoense como adversários de times argentinos já na primeira fase do torneio.

A Conmebol separou as 44 equipes em dois grupos: "zona sul", onde estão os clubes argentinos, bolivianos, chilenos, paraguaios e uruguaios, e "zona norte", com os brasileiros, colombianos, equatorianos, peruanos e venezuelanos.

Para evitar que dois times do mesmo país se enfrentem logo de cara, a entidade definiu que as equipes da "zona norte" enfrentarão as da "zona sul" em jogos de ida e volta. Ou seja, não há possibilidade de dois brasileiros se enfrentarem, mas é possível que alguns (ou todos) encarem argentinos.

Os clubes da Argentina que se classificaram para a disputa da Sul-Americana são: Independiente, Racing, Defensa y Justicia, Unión de Santa Fé, Colón de Santa Fé e Argentinos Juniors. Das quatro vagas bolivianas, só o Deportivo Guabirá foi confirmado por enquanto.

Os chilenos são Antofagasta, Colo-Colo, Unión La Calera e Unión Española; os paraguaios são Sol de America, Deportivo Sataní, Independiente CG e Guarani. Por fim, para fechar a "zona sul", há os uruguaios Atlético Cerro, Liverpool, Montevideo Wanderers e River Plate.

Todos estes times citados podem ser adversários dos clubes brasileiros na primeira fase. A cerimônia do sorteio está prevista para começar às 21h30 (de Brasília) desta segunda-feira.