Topo

Botafogo

Erik faz golaço no fim, Botafogo supera chuva e vence Defensa y Justicia

Erik comemora gol do Botafogo contra o Defensa y Justicia pela Copa Sul-Americana 2019 - Pilar Olivares/Reuters
Erik comemora gol do Botafogo contra o Defensa y Justicia pela Copa Sul-Americana 2019 Imagem: Pilar Olivares/Reuters

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/02/2019 23h24

O Botafogo contou com um golaço de Erik nos acréscimos para vencer o Defensa y Justicia por 1 a 0, no Nilton Santos. O jogo foi marcado pela forte chuva que assolou o Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Mesmo com vários pontos da cidade alagados, o gramado aguentou até onde foi possível.

Mesmo assim o primeiro tempo decorreu sem muitas condições de tocar a bola. Após o intervalo, a chuva diminuiu e a maioria das poças sumiram. Isso, porém, não foi o suficiente para que os times apresentassem bom futebol. No fim, Erik fez um golaço e salvou a noite. 

As equipes voltam a campo para definir uma vaga na segunda fase no dia 20 no estádio Norberto Tomaghello, na Argentina. O Botafogo poderá até empatar que volta com a classificação.

Quem foi bem: Jonathan e Erik

O lateral esquerdo é o principal destaque do time neste início de temporada. Após barrar Gilson, ele manteve o bom nível de atuação e se tornou uma grata surpresa no Botafogo. Alem do jovem, Erik foi fundamental ao responder no único lance em que foi exigido.

Quem foi mal: Kieza

O camisa 9 do Botafogo tem rendido muito menos do que já mostrou no clube. em vários momentos brigou com a bola e voltou a desperdiçar boas oportunidades. Muito mal.

Chuva torrencial prejudica jogo

Uma chuva torrencial assolou a cidade do Rio de Janeiro durante o jogo. O sistema de drenagem até que suportou até quando foi possível, mas a tempestade era muito forte. Para se ter uma ideia, em determinado momento uma placa de publicidade simplesmente deslizou alguns metros até ser alcançada por um funcionário.

Na chuva, Botafogo 'descobre' chute de longe aos 27min

Botafogo e Defensa y Justicia não conseguiam tocar a bola. O resultado era uma partida apertada, com muitas roubadas de bola e faltas duras. Somente aos 27min do primeiro tempo o Alvinegro levou perigo ao gol adversário. Alex Santana tabelou com Pimpão e viu que o chute de longe era uma boa arma.

E quase marca com Marcinho

Minutos depois, o Botafogo teve grande oportunidade de abrir o placar. Marcinho apertou a marcação e roubou bola na entrada da área. O lateral direito chutou firme e viu a bola desviar e tirar seu gol. O goleiro Unsain até tentou alcançar, mas viu ela sair pela linha de fundo.

Kieza briga com a bola

A principal reclamação do torcedor é com o desempenho do camisa 9. E no que depender de Kieza as críticas vão aumentar muito ainda. O jogador vive péssimo momento e parece estar sentindo a pressão. O centroavante brigou com a bola em vários momentos e arrancou xingamentos das arquibancadas.

Chuva melhora, mas futebol não

No segundo tempo, a chuva diminuiu. Apesar de seguir caindo já era possível trocar alguns passes. De nada adiantou. Os clubes seguiram com a mesma intensidade na marcação e o que se viu foi pouca qualidade e muita entrega.

Argentinos assustam nos contra-ataque

Aos 23min, o Defensa y Justicia chegou pela primeira vez no gol de Gatito Fernández. O Botafogo perdeu bola no campo ofensivo e sofreu rápido contra-ataque. Fernández recebeu pela esquerda e chutou firme para defesa do paraguaio.

Zé Ricardo faz trocas e é chamado de burro

No meio do segundo tempo, o técnico Zé Ricardo tentou mudar a cara do time com substituições. ao chamar o jovem Bochecha, o treinador desagradou a torcida e foi chamado de "burro".

Erik faz golaço no fim

A partida se encaminhava para o fim e o empate sem gols parecia o resultado mais provável. Erik, porém, se recusou a aceitar e acertou uma bomba no ângulo direito e marcou um golaço já nos acréscimos. Melhor para o Botafogo.

André Rocha comenta vitória do Botafogo: "Não jogou para merecer"

UOL Esporte

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 DEFESA Y JUSTICIA

Data e hora: 06/02/2019
Local: Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU) 
Auxiliares: Miguel Nievas e Horácio Ferreiro (URU)
Cartões amarelo: Marcinho, Carli e Luiz Fernando (BOT) Barboza (DEF)
Gols: Erik, aos 47min do segundo tempo

Botafogo
Gatito; Marcinho, Carli, Gabriel e Jonathan; Jean, Alex Santana, Rodrigo Pimpão (Gustavo Ferrareis) e Luiz Fernando (Bochecha); Erik e Kieza (Leandro Carvalho). Técnico: Zé Ricardo

Defesa y Justicia
Unsain; González, Barboza, Barreiro e Delgado; Blanco (Martínez), Miranda e Castro (Rojas); Rius, Aliseda e Fernandez (Márquez). Técnico: Sebastián Beccacece

Botafogo