Topo

Eliminatórias da Eurocopa - 2024

Ex-Corinthians, Sylvinho é indicado ao prêmio de melhor técnico de seleções do mundo pela IFFHS

Sylvinho, técnico da Albânia, durante sorteio da Eurocopa de 2024 - Jurgen Fromme - firo sportphoto/Getty Images
Sylvinho, técnico da Albânia, durante sorteio da Eurocopa de 2024 Imagem: Jurgen Fromme - firo sportphoto/Getty Images

12/12/2023 21h00

Classificação e Jogos

Na última segunda-feira, o Corinthians foi lembrado, mesmo que indiretamente, pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol). Ex-comandante do Timão e atualmente na Albânia, Sylvinho foi indicado ao prêmio de melhor técnico de seleções do mundo pela organização.

O treinador fez grande ano no comando da seleção albanesa. Sylvinho levou a Albânia a segunda Eurocopa de toda sua história. O time se classificou para a competição ao terminar as Eliminatórias da Euro no topo do Grupo E.

Com Sylvinho, a Albânia fez campanha surpreendente nas Eliminatórias. A seleção terminou a classificatória com 15 pontos. Em oito jogos disputados, a equipe conquistou quatro vitórias e três empates, sofrendo apenas uma derrota.

A jornada com a seleção albanesa, assim, deu a Sylvinho um lugar na lista dos melhores técnicos de seleções em 2023. No entanto, o brasileiro tem grandes concorrentes e pode acabar não levando a premiação da IFFHS.

Lionel Scaloni (campeão do mundo com a Argentina em 2022), Didier Deschamps (finalista do Mundial no mesmo ano com a França), Marcelo Bielsa (Uruguai) e Roberto Martínez (Portugal) foram alguns dos nomes que se destacaram no futebol de seleções e estão na briga com Sylvinho pelo prêmio.

Apesar da grande campanha nas Eliminatórias da Euro, a Albânia de Sylvinho não terá vida fácil na competição em si no ano que vem. Isso porque, no sorteio dos grupos, a seleção comandada pelo brasileiro caiu no Grupo B - considerado o "grupo da morte" - junto de Espanha, Croácia e Itália.

Sylvinho foi anunciado como novo técnico da seleção albanesa em janeiro deste ano. O treinador assumiu o comando da equipe após deixar o Corinthians, clube do qual foi demitido em fevereiro de 2022 por conta do revés sofrido contra o Santos no Campeonato Paulista.