UOL Esporte Campeonato Espanhol
 
13/09/2009 - 13h57

Villarreal poupa Nilmar e só empata; Filipe Luis dá vitória ao La Coruña

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O técnico Ernesto Valverde deve ter se arrependido da decisão de poupar o atacante Nilmar, destaque na vitória da seleção brasileira sobre o Chile por 4 a 2 --ele fez três gols. Jogando no estádio El Madrigal e prejudicado pela forte chuva, o Villarreal não foi além de um empate por 1 a 1 contra o Mallorca e, desta forma, segue sem vencer no Campeonato Espanhol. Outro brasileiro, o lateral Filipe Luis fez o gol do triunfo do La Coruña sobre o Málaga por 1 a 0.

São apenas duas rodadas, mas o Villarreal começa a se distanciar dos principais favoritos ao título da temporada 2009/2010. Após o tropeço, soma apenas dois pontos, quatro atrás, por exemplo, de Real Madrid e de Barcelona, que ganharam seus dois primeiros compromissos. Já o Mallorca está um pouco melhor --tem quatro pontos.

Diante disso, sabia que não poderia tropeçar em seus domínios. Mas tinha desfalques importantes. O treinador decidiu dar descanso para o atacante Nilmar, que chegou cansado após sua participação com o Brasil nas eliminatórias para a Copa-2010. Não bastasse isso, o brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna deverá ficar fora dos gramados pelas próximas três semanas por causa de uma contusão muscular.

Tudo isso prejudicou o desempenho do Villarreal no primeiro tempo. Até criou algumas oportunidades, mas pecou na finalização. Llorente e Rossi, por exemplo, não estavam inspirados. O Mallorca tentava explorar o contra-ataque. No entanto, não foi eficiente em sua estratégia. Para se ter ideia, no final da etapa inicial, uma forte chuva caiu sobre o estádio e prejudicou a qualidade da partida.

Mas o Villarreal não tinha alternativa. Precisava "ignorar" as inúmeras poças d'água e partir para cima. E foi justamente o que aconteceu. Adiantou sua marcação para pressionar o Mallorca. A postura deu certo. Logo aos 8min, Rossi aproveitou defesa parcial de Aquate e fez 1 a 0. Tudo levava a crer que a vitória estava encaminhada. No entanto, um gol em cobrança de falta anotado por Valero, aos 30min, selou o empate.

Em outro duelo deste domingo, o lateral Filipe Luis, que esteve entre os convocados por Dunga nas duas últimas partidas (Argentina e Chile) fez o gol da vitória de sua equipe, o La Coruña, sobre o Málaga por 1 a 0, no estádio Riazor. O Tenerife se recuperou do revés da rodada inaugural ao derrotar o Osasuna por 2 a 1. Já o Sporting de Gijón derrotou o Almería por 1 a 0, em casa.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host