! Após "ano perfeito", Barcelona vence Sevilla, mas dá adeus à Copa do Rei - 13/01/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Espanhol
 
13/01/2010 - 21h01

Após "ano perfeito", Barcelona vence Sevilla, mas dá adeus à Copa do Rei

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Ibra passou em branco e viu o Barcelona sofrer eliminação

    Ibra passou em branco e viu o Barcelona sofrer eliminação

Após seis títulos alcançados em 2009, considerado por muitos como o “ano perfeito”, o Barcelona, enfim, conheceu uma eliminação. O tropeço ocorreu na Copa do Rei. O elenco catalão até derrotou o Sevilla por 1 a 0, em Sevilha, mas, como havia perdido o jogo de ida --2 a 1, em pleno Nou Camp--, não conseguiu chegar à fase quartas-de-final do torneio nacional.

A desclassificação, aliás, foi a primeira sob o comando do técnico Guardiola. Desde que assumiu a equipe no início da temporada 2008/2009, ele só venceu. No ano passado, por exemplo, faturou o Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Supercopa Europeia, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes da Fifa. Hoje, a situação era bem complicada.

Precisa vencer e necessitava anotar mais de um gol fora de casa. Por isso, não tinha alternativa. Guardiola colocou toda sua força ofensiva. Entrou em campo com o trio de ataque formado por Messi, Ibrahimovic e Henry. No entanto, quase sofreu o primeiro, aos 3min, nunca cabeçada de Romaric e que foi defendida por Pinto. Apesar disso, o elenco catalão se mandou para o ataque.

Como já era esperado, teve mais posse de bola, mas parou na forte marcação do Sevilla. No primeiro tempo, o Barcelona criou poucas oportunidades claras de gol. Quando conseguiu, falhou na finalização, como ocorreu aos 28min, como Ibrahimovic, ou parou na noite inspirada do goleiro Palop. Os visitantes voltaram para a etapa final com a mesma postura e não davam espaços para o Sevilla.

Até aos 15min, Palop já havia realizado outras duas defesas. De tanto insistir, chegou ao seu primeiro gol, com Xavi, aos 19min. A partir daí, o Barcelona pressionou muito em busca do segundo tento. Insistiu muito e teve inúmeras chances (Messi e Ibrahimovic foram os mais perigosos). Porém, não evitou a eliminação.

Filipe marca em classificação do La Coruña

O La Coruña entrou em campo diante do Valencia com uma ótima vantagem. Havia vencido o Valencia por 2 a 1, em pleno estádio Mestalla, no jogo de ida. Hoje, jogava em casa e poderia perder, por exemplo, por 1 a 0. No entanto, foi para o intervalo com a vaga ameaçada. Com dois gols de Zigic, perdia por 2 a 0. Apesar das dificuldades, reagiu, empatou por 2 a 2 e se classificou.

A reação começou logo aos 4min da etapa final, com belo gol do brasileiro Filipe Luis. O empate, porém, ocorreu somente aos 26min, com Juan Rodríguez. Ainda nesta quarta-feira, o modesto Alcorcón, da terceira divisão e que havia eliminado o Real Madrid, deu adeus à competição após o empate sem gols diante do Racing Santander (no primeiro jogo, tinha perdido por 3 a 2).

Já o Osasuna derrotou o Hércules por 1 a 0, em casa, e, como tinha perdido o primeiro confronto por 2 a 1, assegurou na presença na fase quartas-de-final, assim como o Getafe, que goleou o Málaga por 5 a 1.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host