! Barça tem 1º tempo arrasador, goleia Racing e se distancia no topo - 20/02/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Espanhol
 
20/02/2010 - 18h53

Barça tem 1º tempo arrasador, goleia Racing e se distancia no topo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A derrota para o Atlético de Madri no último domingo e o fim da invencibilidade no Campeonato Espanhol parecem não ter afetado o Barcelona. Neste sábado, no jogo 100 do técnico Pep Guardiola no comando da equipe catalã, o líder da competição passou como um trator pelo Racing Santander, confirmou o favoritismo e venceu por 4 a 0, com três gols marcados ainda no primeiro tempo.

Com o resultado dentro de casa, o Barça ampliou sua vantagem no primeiro lugar da tabela, agora com 58 pontos. Segundo colocado, o Real Madrid segue com 53 pontos, mas pode voltar a diminuir essa diferença no domingo, quando recebe o Villarreal. Já o Racing segue na 14ª posição com 25 pontos, mas pode perder seu lugar para o Almería, que no domingo encara o Espanyol.

Para o jogo de hoje, Guardiola não pôde contar com o atacante Ibrahimovic, cortado na última hora em razão de dores no tornozelo direito - nada grave, mas a comissão técnica preferiu poupá-lo para o duelo da próxima terça-feira com o Stuttgart, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Mas a ausência do sueco não foi tão sentida. Bojan, seu substituto, e Messi fizeram uma boa partida, e Henry, que voltou ao time após ficar cinco jogos fora, confirmou as expectativas e anotou seu gol, mesmo estando gripado.

O jogo

A superioridade do Barcelona na partida começou logo no início do jogo. Com o meio-campo dominado pelos anfitriões, não demorou para que o primeiro gol saísse rapidamente. Aos 6 minutos, após longo lançamento de Rafa Marques, Henry disputou pelo alto com a zaga do Racing e a bola sobrou para Iniesta, que só empurrou para a rede e marcou seu primeiro gol na temporada do Espanhol.

Acuado em seu campo, o time visitante apenas se defendia no jogo, chamando os ataques do Barcelona. E aos 10 minutos, por pouco Messi não ampliou a vantagem dos anfitriões, com uma bomba do argentino espalmada pelo goleiro Coltorti.

Do outro lado do gramado, Valdés só apareceu pela primeira vez no jogo aos 23 minutos, quando fez grande defesa em cabeçada de Xisco.

 

SEVILLA VIRA E DERRUBA SÉRIE INVICTA DO MALLORCA

O Sevilla conquistou uma importante vitória neste sábado pelo Campeonato Espanhol. Jogando em Mallorca, onde o time da casa tinha 100% de aproveitamento (10 êxitos em 10 partidas), os comandados do técnico Manuel Jiménez saíram atrás no marcador, perderam um jogador e, mesmo assim, alcançaram a virada, vencendo por 3 a 1.

Com o resultado, o Sevilla se manteve na quarta colocação do Espanhol, na zona de classificação para a Liga dos Campeões, com 42 pontos, apenas um atrás do Valencia. Já o Mallorca, uma das sensações da temporada e que poderia roubar o quarto lugar do adversário, segue na sexta colocação com 37 pontos.

E o segundo gol catalão não tardou. Após marcação polêmica de falta sobre Busquets, Henry cobrou e contou com um buraco na barreira do Racing para ampliar a vantagem dos catalães na partida, aos 28 minutos.

 

A diferença cresceu ainda mais no primeiro tempo. Novamente em cobrança de falta, exatamente no mesmo lugar de onde saiu o gol de Henry, Rafa Márquez cobrou com perfeição à direita de Coltori, sem chances para o goleiro. O Barça já vencia por 3 a 0.

O Racing chegou a ensaiar alguns contra-ataques no final do primeiro tempo e chegou a ter um gol anulado aos 36 minutos, por impedimento de Xisto. Mas o time não conseguiu sair do zero no marcador.

Após um primeiro tempo corrido, o Barcelona voltou do intervalo com um ritmo bem menos intenso. Tanto que a primeira boa chance da equipe veio apenas aos 15 minutos, em mais um forte chute de Messi que parou nas mãos de Coltorti. O Racing respondeu logo em seguida, em uma chance desperdiçada por Xisco após boa jogada de Canales.

Com as duas equipes sem grandes chances, o quarto gol do Barcelona veio já no final da partida, aos 39 minutos. Thiago, que é filho do ex-volante brasileiro Mazinho e havia entrado pouco tempo antes no lugar de Touré, recebeu passe açucarado de Messi e tocou para o gol. A bola ainda resvalou no zagueiro brasileiro Henrique, do Racing, e entrou, fechando a goleada catalã.

Em outro jogo desta tarde, o Deportivo La Coruña fez dois gols logo nos primeiros sete minutos contra o Xerez. Foi o suficiente para bater o lanterna do campeonato por 2 a 1 (gols de Guardado e Riki, pelo Deportivo, e Mario Bermejo, pelo Xerez) e subir para a quinta posição na tabela, com 38 pontos, ultrapassando o Mallorca. Já o Xerez segue na última colocação, com apenas 11 pontos.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host