! Daniel Alves volta, e Barcelona sofre para superar o Málaga para seguir na ponta - 27/02/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Espanhol
 
27/02/2010 - 20h00

Daniel Alves volta, e Barcelona sofre para superar o Málaga para seguir na ponta

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois de suar para arrancar um empate na Alemanha contra o Stuttgart, durante a semana, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona voltou a sofrer neste sábado para superar o Málaga por 2 a 1, em casa, e seguir na ponta do Campeonato Espanhol. O confronto, válido pela 24ª rodada da competição, foi disputado no estádio Camp Nou.

Com o resultado, o Barça recuperou a primeira posição na tabela do Nacional, uma vez que chegou a ser ultrapassado temporariamente pelo Real Madrid, que goleou o Tenerife por 5 a 1, longe dos seus domínios, também neste sábado. O time catalão soma agora 61 pontos, dois a mais que o rival da capital espanhola.

Mesmo atuando em casa, o Barcelona sofreu com a pressão do adversário e quase levou o primeiro gol da partida aos 8 minutos, quando o português Duda cobrou falta direto ao aproveitar uma falha da barreira da equipe catalã. Atento, o goleiro Víctor Valdés fez boa defesa.

Sem muito brilhantismo em campo, o Barcelona conseguiu responder na sequência. O brasileiro Daniel Alves, que voltou a ser escalado pelo treinador Josep Guardiola após ficar quatro partidas fora da equipe por causa de uma lesão muscular na perna direita, alçou na área e Lionel Messi cabeceou para fora.

Apesar da vitória, o Barça segue ameaçado pelo Real Madrid, que massacrou o Tenerife por 5 a 1, fora de casa. Os gols da equipe madrilena foram marcados pelo português Cristiano Ronaldo, pelo brasileiro Kaká, pelo argentino Higuaín (2) e pelo ídolo local Raúl.

Com o sexto triunfo consecutivo pelo Nacional, o Real se manteve na segunda colocação, somando agora 59 pontos, dois atrás do rival catalão.

O craque argentino voltou a aparecer na partida aos 30 minutos, quando fez bela jogada individual ao driblar o brasileiro Weligton (ex-Paraná), mas falhou ao finalizar por cima da meta do goleiro Gustavo Munúa.

Os atuais campeões do Espanhol iniciaram a segunda etapa apáticos. Mas o atacante Ibrahimovic deu emoções ao jogo ao quase marcar duas vezes. Na primeira tentativa, o camisa 9 desviou de cabeça um passe de Messi, mas o goleiro do Málaga defendeu. Em seguida, o jogador sueco, de novo de cabeça, encobriu Munúa, mas o zagueiro Weligton tirou em cima da linha.

O primeiro gol do Barcelona só saiu aos 23 minutos. Apagado no segundo tempo, o jovem Pedro conseguiu se livrar da marcação e chutou forte, de fora da área, para acertar o canto direito do goleiro Gustavo Munúa.

Em vantagem no placar, o Barça relaxou e cedeu o empate aos 35 minutos. Em boa tabela com o nigeriano Obinna, o meia-atacante Valdo foi lançado, partiu em velocidade e bateu na saída de Víctor Valdés. Mas, três minutos depois, os anfitriões voltaram a marcar para manter a liderança do Nacional. Depois de um excelente passe de Xavi, Daniel Alves recebeu livre na ponta direita da área e rolou para Messi, que só teve o trabalho de completar para garantir a vitória dos donos da casa.

Nos minutos finais, Ibrahimovic marcou, mas o juiz anulou o gol ao assinalar falta do sueco, que empurrou Rubinos Pérez.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host