! Messi persegue Chuteira de Ouro e Copa para "completar currículo" - 24/03/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Espanhol
 
AP/Manu Fernandez

Messi está na briga para ser o maior goleador da Europa

24/03/2010 - 07h01

Messi persegue Chuteira de Ouro e Copa para "completar currículo"

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Lionel Messi vive sua melhor fase. O atacante do Barcelona tem encantado o mundo com suas últimas atuações, como ficou provado no domingo. O argentino se tornou o centro das atenções da imprensa mundial com uma atuação destacada contra o Zaragoza. A série de bons jogos o credencia para completar sua já repleta estante. No entanto, ainda há espaço para duas conquistas inéditas: a Chuteira de Ouro e a Copa do Mundo.

CHUTEIRA DE OURO - PARCIAL ATÉ 23/03

JOGADOR GOLS/PESO PONTOS
Rooney (Man Utd) 26 (2) 52
Messi (Barcelona) 25 (2) 50
Drogba (Chelsea) 22 (2) 44
Suárez (Ajax) 29 (1,5) 43,5
Di Natale (Udinese) 21 (2) 42

Badalado por todos devido à grande atuação contra o Zaragoza, quando foi às redes três vezes, sofreu o pênalti que originou o quarto gol da vitória por 4 a 2 e fez outras belas jogadas, Messi tem objetivos bem definidos para o restante da temporada. Multicampeão, ele almeja conquistar os dois maiores troféus que ainda não possui em sua vasta galeria.

Em seu currículo, Messi ostenta os mais importantes títulos e feitos que um jogador pode desejar. Só em 2009, foram seis taças conquistadas pelo Barcelona: Mundial de Clubes da Fifa, Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa Europeia e Supercopa da Espanha. Individualmente, ele também recebeu a Bola de Ouro, oferecida pela revista France Football, e foi eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo - isso sem levar em consideração outros troféus.

A disputa para receber o prêmio de maior goleador da temporada europeia está bem acirrada. Para levar a Chuteira, Messi tem a dura concorrência de Wayne Rooney. O atacante do Manchester United também vive excelente momento e os dois brigam, gol a gol, para ver quem será o vencedor.

A Chuteira de Ouro é oferecida ao maior artilheiro europeu, levando-se em consideração apenas os gols marcados em campeonatos nacionais (sem contar as copas). Os torneios têm pesos diferentes, de acordo com sua importância. Por exemplo, o Espanhol e o Inglês têm peso dois; já o Português tem 1,5 e o Irlandês, um. Ou seja: não basta apenas fazer o maior número de gols, mas também disputar uma liga considerada forte.

Por enquanto, Rooney leva pequena vantagem, pois fez 26 gols no Inglês (total de 52 pontos), contra os 25 de Messi (50) no Espanhol. Por outro lado, levando-se em consideração todos os campeonatos disputados por eles, o atacante do Barcelona leva vantagem: fez 34 gols, contra 33 do jogador inglês.

As recentes atuações de Messi o ajudaram a ganhar terreno na disputa com Rooney. Apenas nos cinco últimos jogos do Barcelona, o argentino fez onze gols. Não à toa, após o jogo com o Zaragoza, jornais de todo o mundo estamparam manchetes referentes ao jogador, chamando-o até de “extraterrestre” e com as inevitáveis comparações a Diego Maradona.

Por falar no Pibe, Messi tem um desafio maior: conduzir a Argentina ao título da Copa do Mundo-2010. Além de não se deixar contagiar com as comparações, ele almeja, enfim, brilhar pela seleção treinada por Diego Maradona. As críticas mais recorrentes ao atacante se referem exatamente a isto: o fato de ele não repetir na Albiceleste o mesmo desempenho de quando está com a camisa do Barcelona.

O jogador reconhece que precisa repetir na seleção o mesmo nível apresentado em seu clube, e a Copa do Mundo será o grande teste para Messi encerrar a desconfiança que ainda paira sobre ele.

“Para ser uma lenda, é preciso ganhar uma Copa do Mundo”, disse o atacante em entrevista ao diário espanhol El Mundo. Se conseguir levar a Argentina ao título na África do Sul, Messi certamente se firmará como o melhor jogador em ação no mundo. Um fiasco no Mundial, porém, reforçará as críticas de que ele, apesar de suas qualidades técnicas, dificilmente superará a sina de ser um “jogador de clube.”

O QUE JÁ FOI DITO SOBRE MESSI

A FAVOR CONTRA
"Messi é o melhor jogador do mundo e da história do futebol. Junto a Cruyff e Maradona, é o melhor que vimos no Barcelona" - Joan Laporta, presidente do Barcelona "Às vezes, Messi joga para ele mesmo e se esquece de seus companheiros. É o Deportivo Messi" - Maradona
"Maradona foi o melhor jogador da história e, para mim, Messi é ainda maior do que ele" - Pedro, companheiro de equipe de Messi "Messi não nos assusta" - Granero, meio-campista do Real Madrid
"Acho que Messi tem tudo para ser a estrela do Mundial, e vamos ajudá-lo" - Diego Maradona, técnico da seleção argentina "É lógico que Messi vem jogando muito, mas Ronaldinho já fez muito mais do que isso no próprio Barcelona" - Djalminha

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host